Rowling apaga tuíte elogiando Stephen King após autor apoiar causa trans

O escritor afirmou que "mulheres trans são mulheres", o que desagradou a escritora de Harry Potter

Angela Weiss/AFP

atualizado 29/06/2020 14:02

Escritora de Harry Potter, J.K. Rowling causou polêmica mais uma vez nas redes sociais. Desta vez, ela apagou uma postagem no Twitter onde elogiava Stephen King após o escritor responder um seguidor afirmando que “mulheres trans são mulheres”.

A interação começou quando o escritor de O Iluminado republicou uma postagem da escritora de Harry Potter, onde ela citada uma frase da ativista Andrea Dworkin: “Andrea Dworkin escreveu: ‘Homens frequentemente reagem às palavras de mulheres — faladas ou escritas — como se fossem atos de violência; às vezes, homens reagem às palavras das mulheres com violência’. Não é odioso que as mulheres falem de suas próprias experiências, e elas não merecem ser vilificadas por fazer isso”.

0

Após a interação de King, Rowling elogiou o colega dizendo que sempre admirou suas personagens femininas: “É muito mais fácil para homens ignorarem as preocupações de mulheres, ou diminuí-las, mas eu nunca vou esquecer os homens que se pronunciaram quando não precisavam se pronunciar. Obrigada, Stephen”.

Pouco depois, o escritor respondeu um seguidor que pedia seu posicionamento sobre a causa trans. King respondeu: “Sim. Mulheres trans são mulheres”. Além de ter apagado o tweet, Rowling também parou de seguir o colega de profissão na rede social.

Vale lembrar que, nas últimas semanas, Rowling publicou em seu Twitter uma frase afirmando que “pessoas que menstruam”, na verdade, são “mulheres”.

“Pessoas de gênero não binário menstruam”, diz a nota publicada pela revista digital Devex, o que teria gerado o incômodo de Rowling. “Pessoas que menstruam, tenho certeza de que costumava haver uma palavra para essas pessoas, alguém me ajuda?“, questionou ela.

Últimas notícias