Hábito de leitura aumenta 50% durante a quarentena: veja bons livros

Youtuber Klébio Damas, que faz análises de obras, comentou que a leitura ajuda a sair do tédio e contou como escolher um livro interessante

atualizado 25/06/2020 12:36

Leitura no sofá@lisafotios/Pexels

O tédio pode fazer com que uma pessoa faça coisas que ela nunca imaginou, descubra novos amores e até dons inéditos. E se tem uma coisa que o isolamento social trouxe para a vida da população, foi a sensação de nunca ter alguma coisa para fazer fora do trabalho e/ou estudos. Por isso, um dos hábitos que mais tem crescido em meio à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, é o da leitura.

Dados mostrados pelo 4º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2020 mostrou que, entre 23 de março e 19 de abril, os e-books e vendas on-line de livros físicos aumentaram. Já a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil registrou que a plataforma Estante Virtual, que reúne sebos e livrarias de todo o país, aumento de 50% em abril, em comparação ao mesmo mês do ano passado.

O Metrópoles, inclusive, selecionou livros em promoção para comprar on-line até R$ 40.

O influencer Klébio Damas, de 23 anos, que produz conteúdos voltados para a análise de obras literárias, comentou que o aumento significativo da leitura se deva a falta de opções em meio à pandemia: “Percebo que muitos estão saturados com a falta de rotina. O bom da leitura é que você consome uma história com muito mais profundidade e acaba demorando um pouco mais que uma série. Então, você acaba preenchendo esse tempo e, além disso, aprende muitas coisas”.

Dicas para ler mais e melhor

A leitura nem sempre é um fator interessante para todas as pessoas. Alguns acham o ato tedioso e até tortuoso, dependendo do conteúdo do texto. Outros comentam não conseguir encontrar uma história interesse. Klébio Damas, porém, comentou: o ato da leitura é o mesmo de uma rotina de exercícios físicos. Basta se acostumar!

“Uma dica que eu sempre dou para começar a ler, é iniciar com livros não muito grossos e que têm uma escrita fácil, porque para leitura, assim como outros exercícios, você tem que treinar o seu cérebro. Assim como você faz em uma academia, é uma questão de se encaixar na rotina, colocar como meta que todo dia lerá pelo menos um ou dois capítulos e ser fiel àquilo”, explica Damas.

O youtuber ainda indicou que o novo leitor procure temas que desperte interesse. Se você gosta de imaginar um mundo mágico, com dragões, lobos gigantes e castelos, por quê não ler a saga Game of Thrones, de George R. R. Martin? Ou se você busca melhorar seu estilo de vida e se orgulhar dos seus atos, pode escolher Seja Foda, de Caio Carneiro.

Kléber ainda afirmou que é necessário encontrar “uma história, um tema que te cative, fazendo com que isso melhore seu raciocínio e dê um pouco mais de entretenimento neste contexto difícil”. Ele indicou Extraordinário, de R.J. Palacio, sobre o menino August Pulmann, portador de uma deformidade facial; e Dias Perfeitos, do autor nacional Rafael Montes, que relata até onde vai o limite do amor de um psicopata.

Dias Perfeitos e Extraordinário

Durante a pandemia, o Metrópoles vem selecionando uma série de livros para te ajudar a escolher o seu ideal. Em meio ao movimento Black Lives Matter, separamos 10 livros para entender melhor o que é o racismo e o contexto em que ele se insere na sociedade atual. Além disso, também selecionamos bons livros para ler durante a quarentena, principalmente aqueles grandões que sempre ficam um pouco de lado. Lembre também dos 11 melhores livros disponibilizados de graça pela Amazon.

0

Últimas notícias