metropoles.com

Autora de 8 anos lança livro com sua versão do clássico grego A Odisseia

Julieta de Andrade Süssekind escreveu A Odisseia de Homero: Contada de Criança para Criança, com edição da mãe, Maria de Andrade

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
A Odisseia por Julieta de Andrade
1 de 1 A Odisseia por Julieta de Andrade - Foto: Divulgação

Contar histórias é uma tradição tão antiga que se passaram séculos até alguém resolver anotar os versos que o poeta grego Homero compôs para A Odisséia. Desde então, a jornada de Ulisses, o general brilhante que venceu a Guerra de Tróia e passou uma década tentando velejar para casa, tem encantado leitores de todas as idades.  Do original em latim, praticamente todo tipo de tradução já foi feita, com um porém: seus contadores eram sempre adultos. A Odisseia de Homero: Contada de Criança para Criança, lançado neste mês, como o título já explica, é uma novidade.

Julieta de Andrade Süssekind conheceu a história pela primeira vez à moda antiga: ouvindo-a. Desfavorecido pelos deuses, Ulisses foi condenado à velejar por 10 anos até conseguir chegar em casa. Teve que escapar de criaturas terríveis, como a feiticeira Circe, sereias devoradoras de homens e a ninfa Calipso, as três sequências preferidas da jovem. “Eu acho bem melhor que os continhos de fada”, explica.

“Conheci a história pelo meu pai, que estava dando aula da Odisseia e lia pra mim”, revela Julieta

“Ele sentava lá pra botá-la pra dormir e contava os episódios. Eu me lembro dele chegar e falar assim: ‘Já estamos no episódio tal’, e ria!”, completa a mãe e editora, Maria de Andrade. “Uma vez falei alguma coisa errada sobre A Odisseia e a Julieta me corrigiu. Falou assim: ‘não, peraí mãe. Deixa que eu te conto.’ Peguei e comecei a gravar.” Durante a quarentena imposta pelo novo coronavírus, mãe e filha conseguiram transcrever e desenhar o livro. Não se trata de um projeto isolado da autora, visto que, aos 8 anos, a pequena escritora já publicou outros três livros.

“É uma história de tragédia, aventura e romance”, resume, enquanto conversamos sobre Penélope, a esposa que ficou em casa esperando Ulisses por 20 anos. Junto do filho Telêmaco, ela enfrenta uma corja de pretendentes, loucos para conquistar o poder do rei ausente.

0

Maria imaginou um livro lúdico, um artefato que se identificasse com o universo da criança. Por isso todos os exemplares foram feitos de maneira artesanal, impressos individualmente e dobrados um por um. “O minilivro, feito de origami, é algo que conversa muito com uma criança, cabe na palma da mão”, avalia a mãe e editora. O projeto gráfico do livro e as ilustrações são de kammal joão, que escolheu papel colorido, em cores contrastantes, para chamar a atenção dos pequenos leitores.

Em breve, “Juju, a autora fofa” (como se identificou no programa que usamos para conversar) poderá renovar o ciclo da Odisseia dentro de casa. Em 2019, ela ganhou uma irmã, Pilar, que hoje tem 1 ano e logo estará pronta para ouvir um épico grego na hora de dormir. Assim, Julieta fará como Homero, o autor de sua história favorita.

A Odisseia de Homero: Contada de Criança para Criança está disponível pelo e-mail da editora Livros do Serro – colecaorebolabola@gmail.com – e no site da Livraria Travessa.

Compartilhar notícia