metropoles.com

Ícones do pop viram inspiração e transformam livros em obras virais

Ícones pop como Taylor Swift e BTS viraram enredo de livros e tornaram as obras virais no BookTok, comunidade de leitores do TikTok

atualizado

Compartilhar notícia

Hector Vivas/TAS23/Getty Images for TAS Rights Management
Taylor Swift se apresentando no México - Metrópoles - reembolso
1 de 1 Taylor Swift se apresentando no México - Metrópoles - reembolso - Foto: Hector Vivas/TAS23/Getty Images for TAS Rights Management

Ser fã de um do ícone pop geralmente significa ter completa obsessão pela imagem de um artista e fazer de tudo por ele: enfrentar filas gigantes para um show, comprar ingressos caros, dedicar perfis nas redes ao famoso e por aí vai. E quando esse apaixonado por um cantor é um escritor, o resultado não poderia dar em outra coisa se não obras inspiradas em singles ou até na personalidade de uma celebridade musical.

Em uma era onde o BookTok, comunidade do TikTok dedicada a indicação de livros, influencia os rumos do mercado editorial e, consequentemente, faz as editoras publicarem obras visando agradar um tipo de consumidor, tornou-se comum se deparar com títulos inspirados em personalidades do pop mundial espalhadas pelos enredos de páginas dos mais diversos gêneros.

Fã de Taylor Swift, K. L. Walther estourou nas redes sociais com a obra Uma Tempestade de Verão, um dos principais hits do BookTok nos últimos tempos. Lançado no Brasil pela editora Rocco, o livro criado pela autora é baseado em músicas da loira – que, em recente passagem pelo Brasil, enfrentou problemas, que incluem a morte de uma pessoa durante show no Rio de Janeiro.

Foto colorida da capa de Uma Tempestade de Verão - Metrópoles
O livro Uma Tempestade de Verão foi lançado no Brasil pela editora Rocco e conta com 346 páginas. A obra, da autora K.L. Whalter, pode ser adquirido por R$ 35,99 na Amazon

A obra acompanha a história de Meredith Fox, jovem que perdeu a irmã e acabou se afastando de todos. Parou de sair com os amigos, se distanciou da família e foi abandonada pelo namorado. Mas, neste verão, ela está determinada a voltar a viver.

K. L. Walther se inspira em Taylor Swift para virar autora bestseller

O livro pode até se passar por mais uma comédia romântica para jovens adultos, mas foi inspirado na paixão que K. L. Walther tem por Taylor. A autora, inclusive, estava no trabalho — uma livraria — quando abriram os ingressos para a The Eras Tour e sabia que não conseguiria tíquetes para o evento, mas um amigo deu uma forcinha na hora exata.

“A ode a Taylor Swift em Uma Tempestade de Verão foi puramente para minha diversão pessoal. Só quando meu primo swiftie estava lendo uma cópia é que percebi o quanto Taylor influenciou o livro, muito além de eu apenas ouvir Fearless e Lover enquanto o escrevia”, explicou a autora ao Metrópoles.

“’Você sabe que qualquer swiftie que ler isso vai entender, certo?’, minha prima disse, e meu agente literário (também swiftie) concordou com ela. Continuo impressionada com o quão certos eles estavam, porque me diverti muito prestando homenagem a Taylor, enchi What Happens After Midnight (O Que Acontece Depois da Meia-Noite, em tradução livre), meu mais novo livro (ainda sem versão em português), com pelo menos 10 vezes mais easter eggs”, completou.

E o esperado, de fato, aconteceu: no TikTok, Uma Tempestade de Verão tomou conta de vídeos virais que apontam as referências a Taylor. “Quando você está lendo tranquilamente, e a loirinha é citada”, dizem alguns deles.

@books_da_lala #booktok #vaiprofycaramba #bookworm #booktokbrasil #bookclub #leitores #fyyyyyyyyyyyyyyyy #umatempestadedeverao #taylorswift ♬ som original – bells (taylor’s version) 💕

Não é só Taylor Swift que faz sucesso…

Outros livros com ícones do pop passaram a tomar conta do BookTok e de clubes de leitura espalhados pelo mundo. Fugindo um pouco do eixo norte-americano, a escritora Marie Lu decidiu homenagear sua banda preferida na obra Estrelas nas Sombras: o BTS, um dos principais grupos de K-pop do mundo.

10 anos de BTS: banda sul-coreana transformou K-pop em sucesso mundial

O thriller, lançado pela Intrínseca, acompanha Winter Young, uma estrela do pop recrutada como agente secreto para impedir os planos de um bilionário criminoso. Durante a missão, Winter descobrirá mais sobre o passado de seu falecido irmão, e contará com a ajuda da implicante agente Sydney Cossette.

Capa do livro Estrelas nas Sombras - Metrópoles
O livro Estrelas nas Sombras foi escrito por Marie Lu e lançado no Brasil pela editora Intrínseca. A obra custa R$ 35,91 e conta com 396 páginas

Winter deixou claro que faz parte do “BTS Army” — nome dos fãs do grupo sul-coreano — e explicou que usou elementos da personalidade dos integrantes para formar o enredo de Estrelas nas Sombras.

“Embora eles não estivessem por trás do enredo do livro, fui inspirada por seu charme e coloquei elementos de seu carisma e estrelato em Winter Young como personagem. Esta foi uma história que escrevi no início da pandemia, quando havia tanto caos e medo no mundo, e eu apreciei realmente o BTS como uma luz e fonte de alegria para tantos durante aquele momento terrível”, explicou.

“Eu queria colocar isso [no livro], uma espécie de conforto e felicidade na criação do Winter. Eu queria que ele fosse um personagem que também pudesse trazer alegria aos leitores”, explicou.

Apesar de usar do sucesso do grupo, Marie Lu não acredita que o potencial do livro seja alavancado apenas por isso: “Não acho que fazer isso realmente torne uma história viral. Em vez disso, acho que é apenas o efeito de um artista carismático que inspira outros artistas.”

Criatividade gera criatividade, e é por isso que acho que você vê verdadeiros ícones pop inspirando a criação de novas artes.

Marie Lu
Foto colorida da escritora Marie Lu - Metrópoles
Marie Lu

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?