Espaço Oscar Niemeyer será reinaugurado com exposição de arte

Fechada desde 2015, a pequena galeria passou por uma reforma e vai voltar às atividades com uma mostra do pintor Siron Franco

Paulo Fridman/Corbis via Getty ImagesPaulo Fridman/Corbis via Getty Images

atualizado 21/08/2019 20:27

O Espaço Oscar Niemeyer, fechado desde 2015, será reinaugurado no próximo sábado (24/08/2019). Após passar por uma reforma – foram realizadas intervenções nos sistemas elétricos, manutenção no telhado e piso e pintura interna e externa –, a casa vai receber uma exposição do pintor goiano Siron Franco para seu novo ciclo.

Na ocasião da reinauguração, às 17h, o espaço vai receber o quinteto feminino da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro para uma apresentação.

Localizado no Bosque dos Constituintes, o local integra o complexo arquitetônico e cultural da Praça dos Três Poderes e vai funcionar como espaço para exposições. A coordenação vai ficar por conta de Charles Cosac, que também está à frente do Museu Nacional da República.

Arquivo Público do Distrito Federal
O Espaço Oscar Niemeyer vai ser reinaugurado após passar quatro anos fechado

A primeira mostra, de Franco, foi batizada Césio 137. São 50 óleos sobre papel inéditos, 12 telas e quatro esculturas que falam do maior acidente radioativo em área urbana no Brasil, ocorrido em 1987.

A proposta da casa é manter um giro de mostras de artistas brasileiros – de preferência de Brasília –, além de uma exposição permanente sobre a vida e a obra de Niemeyer. Serão peças, croquis, desenhos e fotografias que mostram o trabalho do arquiteto e da construção da capital.

Últimas notícias