metropoles.com

Desfiles do Grupo Especial do Rio não terão nenhum jurado negro

Com muitos sambas-enredos fazendo referências à religiões de matriz africana e à personalidades negras, a falta de representação incomoda

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Venda de ingressos para desfiles de escolas de samba do Rio em 2022 começam nesta quinta (14)
1 de 1 Venda de ingressos para desfiles de escolas de samba do Rio em 2022 começam nesta quinta (14) - Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (21/2), a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio De Janeiro) anunciou a relação dos julgadores que atuarão nos desfiles do Grupo Especial. Segundo apuração do Metrópoles, a lista com 45 nomes, sendo sete novos jurados, não conta com nenhuma pessoa negra. A única jurada negra que estava presente no último ano de desfiles foi retirada.

Em 2022, a maioria dos sambas-enredos que serão apresentados pelas Escolas de Samba na Sapucaí conta com temáticas relacionadas à religiões de matriz africana ou à personalidades negras. O Carnaval, por si só, é uma festa de tradições africanas, e, neste cenário, a falta de julgadores negros traz um prejuízo ainda maior para a festividade.

0

A Portela, por exemplo, tem como enredo Igi Osè Baobá, sobre a simbologia dos baobás, árvores gigantescas e milenares originárias da África. A Beija-Flor, por sua vez, fala sobre “empretecer o pensamento”. Outra que fala sobre os negros é a Vila Isabel, com uma homenagem ao cantor Martinho da Vila.

Com os desfiles do Rio de Janeiro e de São Paulo adiados para o mês de abril, a lista está sujeita a alterações. O Metrópoles entrou em contato com a Liesa para saber o posicionamento da liga acerca do tema, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?