Festival de Brasília de 2020 é cancelado por falta de recursos

Em entrevista ao Metrópoles, o secretário Bartolomeu Rodrigues confirmou que o mais tradicional evento da cidade não ocorrerá neste ano

atualizado 07/06/2020 15:01

Jacqueline Lisboa/ESPECIAL PARA O METROPOLES

A edição 2020, que seria a 53ª, do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro será cancelada. A informação foi confirmada ao Metrópoles pelo secretário de Cultura e Economia Criativa (Secec), Bartolomeu Rodrigues.

O chefe da pasta cultural, responsável pela organização do festival, alegou que o recurso de R$ 3 milhões previsto no orçamento da secretaria não estará disponível, por conta da crise econômica decorrente da pandemia do novo coronavírus.

“Não quero dar um passo em falso, como estamos sem recurso, vamos cancelar”, afirmou o secretário. Questionado se a decisão pode ser revertida, Bartolomeu Rodrigues disse: “Somente se surgir o recurso, mas, na atual situação, acho muito difícil”.

De acordo com o secretário de Cultura, a pasta criou um grupo de trabalho para desenvolver soluções criativas para a realização do festival. Afinal, por conta da pandemia, aglomerações impedem o funcionamento dos cinemas – mesmo onde essa modalidade de entretenimento tem funcionado, há diversas restrições.

“Tivemos uma conversa com o Cine Drive-in, que recepcionou a ideia. Pensamos em fazer um modelo híbrido, que contasse também com transmissões em streaming. No entanto, constatamos que não tínhamos mais os recursos”, explicou o secretário. “Não tive nenhuma sinalização [de que o recurso viria], portanto, preferi cancelar”, conclui.

Um dos mais importantes eventos do cinema nacional – e, certamente, o mais importante da agenda cultural do Distrito Federal –, o Festival de Brasília não tinha ocorrido, ao longo da sua história, em apenas três anos. Os cancelamentos ocorreram nos anos 1970, em meio à ditadura militar.

Conhecido por ser um evento de resistência, o festival sempre teve como principal característica a politização. A curadoria do evento buscou, ao longo de sua trajetória, reunir filmes que mostrassem as mazelas do Brasil, denunciando abusos e incomodando poderosos.

Últimas notícias