metropoles.com

Veja, por faixa etária, quantas mortes por Covid ocorreram no DF desde o início da vacinação

Mesmo vacinados, idosos ainda foram as principais vítimas. Imunização, porém, reduziu drasticamente óbitos na terceira idade

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
mulher no cemitério
1 de 1 mulher no cemitério - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Apesar de terem sido os primeiros a se vacinar contra a Covid-19 no Distrito Federal, os idosos foram os que mais morreram em decorrência da doença desde o começo do programa de imunização na capital do país. Desde 1º de fevereiro, quando teve início a vacinação por faixa etária, 3.266 pessoas com mais de 60 anos perderam a vida por causa do coronavírus nos hospitais do DF.

O número é pelo menos três vezes maior do que os registros de grupos mais novos. Na faixa daqueles que têm entre 50 e 59 anos, ocorreram 1.038 mortes. Os dados são dessa segunda-feira (13/9) e foram retirados do “Painel COVID-19 no Distrito Federal”, mantido pela Secretaria de Saúde.

Veja quantas pessoas morreram em decorrência da Covid-19 desde o início da vacinação:

  • Mais de 60 anos: 3.266
  • Entre 50 e 59 anos: 1.038
  • Entre 40 e 49 anos: 770
  • Entre 30 e 39 anos: 331
  • Entre 20 e 29 anos: 84
  • Menores de 19 anos: 8

Apesar dos números, observou-se diminuição nas mortes dos idosos no DF desde o começo do programa de imunização, em comparação com 2020.

Até agora, a faixa etária que menos se vacinou foi a das pessoas entre 30 e 39 anos. Dados do vacinômetro da Secretaria de Saúde apontam que, nesse grupo, 25% das pessoas ainda não tomaram sequer a primeira dose de algum dos imunizantes disponíveis.

Todas as outras faixas etárias apresentam percentual maior, aproximando-se ou ultrapassando 80% de protegidos ao menos com a D1. Na página da Saúde local, é possível observar que a faixa de 30 a 34 anos tem o percentual de 73,65%, e a faixa de 35 a 39 anos, de 75,22%. As demais apresentam índices maiores, incluindo as de adolescentes de 18 e 19 anos, que iniciaram a vacinação recentemente.

Veja:

adesão à vacina

Somente adolescentes de 12 a 17 anos que ainda não estão sendo vacinados em sua totalidade têm percentual menor de D1. Durante a coletiva de imprensa nessa segunda, a Secretaria de Saúde confirmou o início da imunização contra a Covid-19 de adolescentes com 14 e 15 anos, a partir da próxima quarta-feira (15/9).

De acordo com o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, o Ministério da Saúde repassou mais 77.222 doses da Pfizer para aplicar como D1 nesses jovens. O imunizante é o único com autorização para a faixa etária.

Segundo o subsecretário, com o estoque que já está na Rede de Frio, o número ultrapassará as 100 mil doses para essa faixa etária. O grupo é composto por 89.453 pessoas.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?