metropoles.com

TRE-DF muda local da diplomação dos eleitos por causa de bolsonaristas

Diplomação ocorreria, anteriormente, no QG do Exército. Agora, será realizada no Centro de Convenções Ulisses Guimarães

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
foto colorida de bolsonaristas no qg do exército
1 de 1 foto colorida de bolsonaristas no qg do exército - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) mudou o local da cerimônia de diplomação dos eleitos no pleito de 2022. O evento ocorreria, anteriormente, no Auditório Pedro Calmon do Quartel General do Exército. A mudança ocorreu devido ao acampamento de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que estão no local protestando contra a eleição de Lula (PT).

A Corte confirmou que a mudança do local de diplomação ocorreu por causa da concentração de bolsonaristas no local. Eles estão acampados desde 30 de outubro.

Durante o evento de diplomação, serão entregues os diplomas ao governador do DF, à vice-governadora, à senadora, ao suplente, aos deputados federais e deputados distritais vencedores das eleições de outubro de 2022.

A cerimônia será realizada no dia 19 de dezembro às 19h.

Pedido de desembargador do TRE-DF

Diante do protesto e do clima de polarização política, o desembargador do TRE-DF Souza Prudente pediu para que a solenidade ocorra no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Durante a sessão do TRE-DF, nesta quinta-feira (24/11), o magistrado sugeriu que o órgão não pagasse pelo aluguel, por se tratar de “serviço público essencial”.

“Peço que se requisite o plenário do Centro de Convenções de Brasília para que se realize [o evento] totalmente isento e fora de qualquer influência do poderio militar do Brasil”, afirmou Souza Prudente.

Veja imagens de protestos Brasil afora:

0

Compartilhar notícia