*
 

O trânsito na área central de Brasília sofrerá mudanças ao menos até 19 de fevereiro, data prevista para o fim das interdições feitas após o desabamento de parte do viaduto da Galeria dos Estados, na manhã de terça-feira (6/2). Uma das grandes alterações é o isolamento até o Buraco do Tatu, que estará fechado no sentido norte-sul do Eixão.

Como a região está parcialmente fechada, quem sair do Eixão Norte em direção à área sul da cidade precisa acessar o Eixo Monumental e retornar após a Rodoviária do Plano Piloto para chegar ao Eixo W Sul.

Uma alternativa orientada pelo GDF é o Eixo W Norte – de lá, podem desviar pelo Setor Comercial Norte, pela via elevada que cruza o Eixo Monumental e passar atrás do Conjunto Nacional e do Conic. O semáforo no acesso dessa via para o Eixo W Sul estará intermitente.

Quem segue pela rota Aeroporto/Rodoviária do Plano Piloto deve ficar atento: só é possível chegar até a altura do Setor de Autarquias. De lá, os Eixinhos podem ser acessados. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) ainda orienta os motoristas a usarem a L2 Sul, L4 Sul, ou W3 Sul para chegarem na região sul do Plano Piloto.

Uma viatura do Detran-DF deve ficar no início do Eixo W Sul, após o Conic, no Setor de Diversões Sul, auxiliando o fluxo. “Caso seja necessário, outras interdições poderão ocorrer para garantir maior segurança e fluidez no trânsito”, disse a autarquia, em nota.

Agência Brasília

 

Mudanças no transporte público
Neste terça-feira, o Metrô-DF operou em horário de pico por mais tempo. Com a intenção de desafogar o trânsito na hora da volta para casa, 23 trens circularam até às 20h30. Depois, o número de composições voltou para oito. Caso haja demanda, a medida pode ser aplicada também nos próximos dias, pela manhã e à tarde.

Duas rotas de linhas expressas do BRT — a 2201, do Gama, e a 2301, de Santa Maria —, que trafegam pelo Eixão Sul nos horários de pico, devem passar por outro caminho nesse período. Segundo o Transporte Urbano do DF (DFTrans), elas vão circular pelo Eixinho L (no sentido Rodoviária) e pelo Eixinho W (no sentido Gama ou Santa Maria). (Com informações da Agência Brasília e do Detran-DF)