Datafolha: 87% dos brasilienses usam app de transporte após beber

Pesquisa revelou que os motoristas do Distrito Federal têm recorrido aos aplicativos quando consomem bebidas alcoólicas

Michael Melo/MetrópolesMichael Melo/Metrópoles

atualizado 24/05/2019 10:09

Pesquisa Datafolha revelou que 87% dos brasilienses utilizam aplicativos de transporte em vez de dirigir quando consomem bebidas alcoólicas. O índice no Distrito Federal é 19 pontos percentuais maior do que a média nacional, de 68%.

A pesquisa aponta, ainda, quais os meios de transporte mais usados pela população ao sair para festas, bares e comemorações. Nessas ocasiões, 46% utilizam aplicativos; 41% o carro próprio e 19% vão de transporte público.

Na sondagem com moradores do DF, 92% das pessoas concordam que os aplicativos de mobilidade contribuíram para a diminuição de mortes nas vias relacionadas ao consumo de bebida. E 84% também acreditam que os aplicativos de transporte deixaram o trânsito mais seguro de forma geral.

Os dados também mostram que a segurança é o maior motivo para o brasiliense escolher voltar para casa com os apps de mobilidade: 57% dizem utilizar o transporte por aplicativo para zelar pela própria segurança. Isso inclui medo de assaltos e, principalmente, acidentes envolvendo abuso de álcool.

Para a escolha dos apps de transporte, os usuários alegaram, também, dificuldade com transporte público (24%), menor tempo de viagem (16%), e custo/benefício (14%), entre outros motivos.

Últimas notícias