Termo de cooperação dá início a obras de praça na área central do DF

Novo espaço será erguido entre o edifício do Touring Club do Brasil e o Museu da República, no Setor Cultural Sul

atualizado 09/12/2020 13:59

Praça no TouringJP Rodrigues/ Especial Para Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) assinou, na manhã desta quarta-feira (9/12), termo de cooperação técnica entre o Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), relativo ao programa Adote uma Praça, visando à reforma da praça e do túnel localizados entre o edifício do Touring Club do Brasil e o Museu da República, no Setor Cultural Sul.

O espaço, às margens da Esplanada dos Ministérios, será transformado em praça, conforme projeto do Executivo local, em parceria com o Sesi e o Senai.

0

O secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires, participou da solenidade de início das obras, representando o governador Ibaneis Rocha (MDB). “Esse é um momento histórico para Brasília. O trabalho de renovar a cidade é uma tarefa muito importante. Esse projeto cai como uma luva para o DF”, afirmou.

“Estamos fazendo isso para as nossas gerações do futuro, que terão, aqui, a oportunidade de ter contato com arte, cultura e tecnologia. Muito importante para que nós tivéssemos ao redor um ambiente adequado para que as pessoas pudessem acessar o museu e conviver na região”, acrescentou.

Segundo o GDF, o Setor Cultural Sul terá mobiliário urbano, com bancos, bosque, árvores e 274 vagas para carros, ônibus escolares e bicicletas. A iniciativa integra o programa Adote uma Praça.

A nova praça também terá ciclovia e um calçadão, com acessibilidade para ligar o Touring ao Museu da República. O Sistema S vai investir cerca de R$ 180 milhões em obras que prometem deixar mais agradável o espaço destinado ao tráfego de pedestres.

O Touring, prédio projetado por Niemeyer que pertence ao Sesi/Senai, será transformado no Museu Interativo da Arte, Ciência e Tecnologia. O projeto arquitetônico do novo museu e o de requalificação da área externa do Setor Cultural Sul foram aprovados pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan).

O Sesi Lab é uma iniciativa do Sesi e do Senai que tem como missão promover a conexão entre processos artísticos, científicos e tecnológicos. A implementação contará com o apoio do Exploratorium, um dos principais centros interativos, localizado em São Francisco, nos Estados Unidos.

Além da revitalização e da restauração do edifício do Touring, o projeto Sesi Lab prevê a criação de anfiteatro externo, para atividades culturais ao ar livre, galerias de exposições, áreas de oficinas educativas, loja e café. A inauguração está prevista para abril de 2022.

Últimas notícias