Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Suspeito de hackear sistema do Detran se entrega: "Não suportou a pressão"

Weberson Alves da Cruz estava foragido desde a segunda fase da Operação Xeque-Mate, que desarticulou esquema criminoso no DF

09/06/2020 18:21, atualizado 09/06/2020 19:12
Compartilhar notícia

Foi preso, nesta terça-feira (09/06), pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) mais um integrante da quadrilha de hackers que adulterava ocorrências de roubo e furtos registradas em sistema do Departamento de Trânsito (Detran-DF).

Alvo da Operação Xeque-Mate, Weberson Alves da Cruz se apresentou à PCDF na companhia do seu advogado. Os investigadores receberam informações sobre seu paradeiro por meio de denúncias anônimas.

De acordo com a Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Coorpatri), Cruz “não suportou a pressão” e optou pela rendição. Aos investigadores, ele confessou parte das acusações e deu informações cruciais para que a PCDF avance no caso.

Um comparsa de Cruz segue foragido. A Coorpatri investiga se o segundo suspeito está abrigado no Tocantins. Quem tiver informações que levem ao paradeiro do acusado pode fazer a denúncia à Polícia Civil pelo telefone 197.

Veja fotos da operação:

Suspeito de hackear sistema do Detran se entrega: “Não suportou a pressão” - destaque galeria
3 imagens
Serão ofertadas 72 oportunidades imediatas e efetivas no Detran-DF
Viaturas da PCDF
Carros recuperados durante a operação
1 de 3

Carros recuperados durante a operação

Divulgação/PCDF
Serão ofertadas 72 oportunidades imediatas e efetivas no Detran-DF
2 de 3

Serão ofertadas 72 oportunidades imediatas e efetivas no Detran-DF

Toninho Tavares/Agência Brasília
Viaturas da PCDF
3 de 3

Viaturas da PCDF

Arquivo Paco Britto
Operação Xeque-Mate

A operação foi deflagrada no início deste mês e teve como alvo membros da quadrilha suspeita de adulterar documentos registrados no sistema do Detran. Na ocasião, foram cumpridos três mandados de prisão e quatro de busca e apreensão em Samambaia, Águas Lindas de Goiás e no Entorno do DF.

A ação teve o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em um complexo esquema de furto de veículos, baixa de restrições e revenda a terceiros.

A investigação identificou pelo menos quatro veículos furtados e revendidos nesse sistema. Dois foram recuperados e restituídos aos verdadeiros proprietários. Os compradores tiveram que arcar com o prejuízo.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters