metropoles.com

Sistema penitenciário economiza R$ 9 mi com audiências virtuais do TJDFT

A medida, implementada devido à pandemia de Covid, resultou em redução de custos com transporte de custodiados e escoltas

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
Videochamadas
1 de 1 Videochamadas - Foto: GettyImages

As audiências virtuais resultaram em uma economia de R$ 9 milhões ao sistema penitenciário. Segundo relatório da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seape), houve redução com o transporte de custodiados e a realização de escoltas.

As audiências telepresenciais na esfera criminal foram implementadas em 2020 pelo Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) em parceria com o GDF. A intenção era possibilitar a realização de audiências durante a pandemia de Covid-19.

Segundo o relatório, as audiências virtuais, além de reduzirem gastos com transporte de custodiados, resultaram em ganhos com relação a pessoal, visto que é necessário um menor número de policiais penais para realização das escoltas. Também trouxeram benefícios à segurança, já que acontecem no interior do Complexo Penitenciário, ou seja, em um ambiente controlado, monitorado e gerido pela Polícia Penal do Distrito Federal.

Para o Corregedor da Justiça do DF, Desembargador J.J. Costa Carvalho, “se trata de experiência exitosa, extremamente relevante não apenas sob a ótica dos Poderes Judiciário e Executivo distrital, mas igualmente impactante para a população que usufrui dos serviços públicos e que custeia os gastos deles decorrentes”.

Investimentos

Em 2020, diante da pandemia de Covid-19, o TJDFT, em parceria com a Seape, fez investimentos na montagem de salas para oitiva dos presos no interior dos estabelecimentos prisionais do Complexo Penitenciário da Papuda e na Penitenciária Feminina (Colmeia).

Foram instaladas câmeras, computadores e toda uma estrutura tecnológica que possibilitou a realização de oitivas de presos de forma remota, sendo realizadas mais de 25 mil audiências nesse formato no triênio 2020-2021-2022. Atualmente, são 27 salas de videoconferência nos estabelecimentos prisionais do Distrito Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?