metropoles.com

Visitantes não podem mais levar frutas aos presos na Papuda

Os novos contratos com as empresas que garantem as refeições no complexo incluem frutas no cardápio

atualizado

Compartilhar notícia

Imagem cedida ao Metrópoles
fruta com droga na Papuda
1 de 1 fruta com droga na Papuda - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), atualizou o protocolo ao qual devem se submeter os visitantes de quatro divisões (CDP, CIR, PDF I e PDF II) do Complexo Penitenciário da Papuda.

A remessa de frutas por parentes e amigos dos presos está proibida a partir desta quarta-feira (29/01/2020), quando a Ordem de Serviço foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Até então, era permitido aos presos receber dos visitantes banana, goiaba, maçã e pera, na quantidade máxima de seis unidades. Mas os novos contratos firmados pela Sesipe com as empresas encarregadas de fornecer alimentação aos presos agora contemplam o fornecimento de ao menos uma fruta diariamente, o que não era o caso nos contratos antigos.

Segundo a pasta, “além de aumentar a segurança e a qualidade do conjunto das refeições, a nova medida permite que todos os detentos tenham acesso igual a esse tipo de alimento”.

Há também uma questão de segurança. O Metrópoles mostrou e o órgão confirma que houve casos de interceptação de visitantes tentando entrar no presídio com itens proibidos, como entorpecentes, dentro de frutas (foto em destaque).

De acordo com o subsecretário do Sistema Penitenciário, delegado Adval Cardoso, as apreensões são constantes nos dias de visita. “Nosso principal alvo é reduzir ao máximo a entrada de drogas nas unidades prisionais da Papuda. Os entorpecentes provocam instabilidade dentro do sistema e vamos evitar isso”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?