metropoles.com

TJDFT permite volta de Renilson Rehem à direção do Hospital da Criança

Diretor estava afastado do cargo desde o dia 18 de novembro, após pedido do Ministério Público do DF e Territórios

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/YouTube
HCB
1 de 1 HCB - Foto: Reprodução/YouTube

A desembargadora Carmelita Brasil, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), suspendeu a liminar que determinava o afastamento do diretor-geral do Hospital da Criança de Brasília, Renilson Rehem, do cargo. Segundo a magistrada, a saída do gestor foi “uma medida extrema, que poderia resultar em dano desproporcional de difícil reparação para o Estado”.

A decisão foi publicada nesta sexta-feira (2/12). Na quinta (1º), o juiz da Terceira Vara de Fazenda Pública do DF, Jansen Fialho de Almeida, havia aceitado a indicação da médica Ana Patrícia de Paula, para que assumisse a direção do hospital temporariamente. Indicada pela Secretaria de Saúde, ela ocuparia o posto a partir de segunda (5). Com a suspensão do afastamento de Rehem, é ele quem deverá voltar ao cargo na data.

O diretor do HCB foi afastado no dia 18 de novembro, após pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Segundo a promotoria, há indício de irregularidades na escolha das organizações Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) e Abrace, que são responsáveis pela gestão do hospital. As entidades negam qualquer irregularidade.

A ação do MP também acabou com o afastamento de Rehem do Conselho de Saúde do DF, que está mantido. Ele chegou a entrar com pedido no TJDFT pedindo a derrubada da decisão, mas a liminar foi negada pelo desembargador Getúlio de Moraes Oliveira.

Ao Metrópoles, Renilson Rehem afirmou que está satisfeito com a decisão judicial. “O afastamento não tinha nenhuma justificativa e, no processo, não há nenhuma acusação a mim. Acho que a Justiça foi feita e quero voltar a trabalhar”, afirmou.

Compartilhar notícia