DF vai receber 60 leitos de UTI para pacientes com coronavírus

O secretário de saúde, Osnei Okumoto, afirmou que o GDF irá instalar, no regime de aluguel, 50 leitos no Hospital Regional de Santa Maria

atualizado 16/03/2020 20:27

Pensando em receber os pacientes graves com coronavírus que precisarem de internação, o Governo do Distrito Federal irá instalar 50 leitos de UTI no Hospital Regional de Santa Maria no regime de aluguel.

A capital federal receberá, além destes, mais 10 leitos oferecidos pelo Ministério da Saúde, que devem chegar à cidade até, no máximo, a próxima semana e podem ser usados por seis meses, prorrogáveis por outros seis. Caso seja necessário outro reforço, a pasta tem outros 1,5 mil leitos para distribuir conforme a situação do serviço de saúde.

Segundo o secretário de saúde do DF, Osnei Okumoto, a unidade da federação tem uma população predominantemente jovem e, por isso, deve levar vantagem. “Esperamos que, dentro desse comportamento, não tenhamos tantos casos graves como aconteceram na Europa. Mas, para reforçar, estamos também abrindo leitos de cuidados intermediários pra dar suporte aos pacientes”, diz Okumoto.

O DF desponta como a unidade da Federação com maior número proporcional de casos de contaminação pelo Covid-1 em relação ao tamanho da população. Com pouco mais de 3 milhões de habitantes, Brasília tem, 19  pessoas infectadas, segundo o último boletim divulgado pela pasta local.

Últimas notícias