Coronavírus: DF tem 14 casos confirmados e 158 em investigação

O número de pacientes com Covid-19 ou em investigação foi atualizado na tarde deste domingo (15/03)

atualizado 15/03/2020 16:05

Há 14 casos confirmados do novo coronavírus no DF e outros 158 em investigação. No total, 84 foram descartados. Os números foram atualizados pelo GDF na tarde deste domingo (15/03).

Os pacientes infectados da capital do país viajaram ao exterior antes do diagnóstico. Dessa forma, ainda não houve registro dos chamados casos de contaminação comunitária, que é quando o vírus começa a circular pelo local.

Os seis pacientes incluídos neste domingo na lista de casos confirmados de coronavírus no DF são três homens e três mulheres. Eles têm idade entre 30 e 61 anos. Duas mulheres viajaram recentemente aos Estados Unidos e o restante visitou a Europa.

Divulgados nesse sábado (14/03), os dados anteriores indicavam oito casos confirmados de Covid-19 no DF e 116 em análise. No mesmo dia, o GDF publicou um decreto para antecipar o recesso das férias escolares do mês de julho, que terá início nesta segunda-feira (16/03). A medida faz parte do enfrentamento ao novo coronavírus.

Os dois primeiros infectados da capital do país são um casal que viajou para a Europa. O terceiro é o vice-presidente de Embaixadas e Consulados do Flamengo, Maurício Gomes de Mattos.

Um homem de 51 anos, argentino, fez exames no Hospital Sírio Libanês e testou positivo para a doença. O outro paciente tem 46 anos e veio da França no início deste mês.

Estado grave

A paciente infectada com o novo coronavírus que está internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) permanece em estado grave.

A mulher, de 52 anos, foi o primeiro caso confirmado do Covid-19 na capital do país. Ela está isolada na unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hran, sedada, e apresenta “síndrome respiratória aguda severa”. A paciente está sem febre. A advogada ainda tem comorbidades (outras doenças), que agravam o quadro clínico, de acordo com a pasta.

O marido da paciente também está com coronavírus. Após pedido do GDF, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) determinou que o homem deve ficar em isolamento domiciliar.

Como se prevenir

Para evitar contaminar e ser contaminado, as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) são lavar as mãos com água e sabão com frequência, usar álcool gel quando não houver acesso fácil à água, evitar tocar o rosto, cobrir a boca ao tossir com a parte interna do braço, e não com as mãos. Não compartilhar copos e talheres, evitar cumprimentar com beijinhos e estar em público caso esteja com sintomas da doença.

Últimas notícias