metropoles.com

DF: Secretaria de Saúde confirma quarta morte por dengue em 2019

São Sebastião é a cidade com o maior número de casos da doença, com índice de 391 por 100 mil habitantes

atualizado

Compartilhar notícia

Venilton Kuchler/ANPr
aedes
1 de 1 aedes - Foto: Venilton Kuchler/ANPr

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou a quarta morte por dengue em 2019. A informação consta no informativo epidemiológico divulgado pela pasta nesta segunda-feira (18/3). A vítima mais recente morreu no dia 17 de fevereiro, no Itapoã. O dado não estava em boletins anteriores, pois óbitos suspeitos são submetidos a diversos exames.

O primeiro registro de morte ocorreu em 10 de janeiro, em Planaltina. A doença também fez vítimas em São Sebastião, em 28 de janeiro, e Taguatinga, em 30 de janeiro. No mesmo período de 2018, a SES-DF registrou apenas um óbito. O caso do produtor cultural Diogo Mateus Gomes Gama, que perdeu a vida em 2 de março, não entra nas estatísticas, pois ainda não foi confirmado que se tratava de dengue.

O número de casos de dengue cresceu 76% em apenas uma semana. No informativo epidemiológico divulgado pela pasta no dia 11 de março, eram 1.928. O boletim semanal divulgado nesta segunda (18) mostra 3.400 notificações de pessoas infectadas pelo vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

O comparativo de casos prováveis entre o mesmo período de 2018 e 2019 mostra que neste ano houve um aumento de quase cinco vezes em relação ao anterior.

São Sebastião é a região mais preocupante, onde foram registrados 391 casos por 100 mil habitantes em fevereiro. Cidade Estrutural, Paranoá, Brazlândia e Núcleo Bandeirante também apresentam alta incidência da doença e infestação do mosquito. Nessas regiões administrativas, a variação é entre 120 e 230.

Até o dia 26 de fevereiro, o DF havia registrado 25 casos prováveis de chikungunya e 90 notificações suspeitas de zika, que acabaram descartadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?