metropoles.com

Prazo para participação da sociedade civil à revisão do PDOT é prorrogado

Comitê para auxiliar na revisão do Plano de Ordenamento Territorial tem 35 vagas para entidades. Inscrições vão até 21 de setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Seduh-DF
Mapa PDOT
1 de 1 Mapa PDOT - Foto: Seduh-DF

A sigla PDOT vai voltar a frequentar os debates e as conversas no Governo do Distrito Federal (GDF) e na Câmara Legislativa (CLDF). O Plano Diretor do Ordenamento do Território está em fase de revisão, 10 anos após a última aprovação pela Lei Complementar nº 803, de 2009.

O PDOT é um instrumento básico de políticas de ordenamento territorial e de desenvolvimento urbano. Nele estão detalhadas todas as áreas do DF. E o mais importante: o que se pode, e não pode fazer em cada uma. Comércio, residência, posto de gasolina, serviços públicos, há espaço delimitado para cada função.

0

A revisão do plano estava decidida por decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB) em setembro de 2019. E foi atualizado em julho, com novo texto consagrando a estrutura de governança e gestão participativa em todo o processo.

Além da comissão de governança, foi criado um grupo de trabalho interinstitucional com quase 30 integrantes. O prazo de funcionamento inicial é de 24 meses. Ele reúne oito secretários de Estado, o presidente da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), dois representantes da Coordenação Técnica e dois representantes do Comitê de Gestão Participativa (CGP).

Novidade

Esse CGP é também novidade. Foi instituído pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) como órgão colegiado com caráter consultivo e propositivo. São 40 vagas, das quais 35 reservados para entidades representantes de vários setores da sociedade civil.

“Buscou-se a efetiva construção coletiva e democrática do PDOT, que é o principal instrumento de política urbana, com a instituição de espaços de diálogo e concertação com a sociedade”, destacou Vicente Neto, subsecretário de Políticas e Planejamento Urbano (Suplan).

O edital de chamamento público para receber as candidaturas das entidades foi publicado no Diário Oficial (DODF) de 5 de agosto, e previa a data limite de inscrição no dia 21. É esse prazo que agora foi prorrogado para 20 de setembro.

As inscrições serão exclusivamente por meio eletrônico. As regras e os critérios de seleção estão no chamamento público bem como o edital deste. E também o formulário de demanda.

 

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?