metropoles.com

Debate Metrópoles: pré-candidatos ao Buriti se apresentaram ao eleitor

Sete pré-concorrentes a governador do DF tiveram a oportunidade de propor soluções para os principais problemas do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
1º debate Metrópoles – pré-candidatos GDF
1 de 1 1º debate Metrópoles – pré-candidatos GDF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Durante três horas, na noite desta segunda-feira (9/7), sete políticos com intenção de administrar a capital do país pelos próximos quatro anos tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas para as Regiões Administrativas do Distrito Federal e soluções para os principais problemas que afligem o cidadão brasiliense.

Alexandre Guerra (Partido Novo), Eliana Pedrosa (Pros), Fátima Sousa (PSol), Izalci Lucas (PSDB), Jofran Frejat (PR), Paulo Chagas (PRP) e Rodrigo Rollemberg (PSB) participaram do primeiro debate pré-eleitoral com candidatos ao Palácio do Buriti promovido pelo portal de notícias Metrópoles. O evento começou às 19h e foi realizado no auditório ParlaMundi da LBV, na Asa Sul. Cerca de 500 convidados lotaram o local para acompanhar a exposição dos postulantes ao Governo do Distrito Federal.

Em uma sequência de seis blocos, um a um, cada pré-candidato teve a oportunidade de se apresentar aos eleitores que irão às urnas em outubro. Depois, em duas oportunidades distintas, puderam fazer perguntas entre si, além de responder questões apresentadas por leitores e questionamentos formulados por jornalistas do Metrópoles e de veículos convidados. Disseram ainda ao setor produtivo como pretendem estimular o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda nas cidades do DF.

Esta foi a primeira oportunidade de os interessados no posto de governador apresentarem seus projetos para o futuro do Distrito Federal. O clima começou cortês entre os candidatos, mas teve momentos em que, confrontados, alguns se exaltaram. Rollemberg foi cobrado pelas ações da atual gestão e o general Paulo Chagas (PRP) se envolveu em polêmica ao responder a pergunta da jornalista Juliana Cézar Nunes, da EBC, sobre a violência contra a população negra, especialmente a periférica.

 

Confira como foi a transmissão ao vivo do Metrópoles:

Confira imagens do evento:

0


Expectativas
Ao final do evento, todos os candidatos declararam que o encontro atendeu as expectativas e lhes concedeu uma primeira oportunidade de dialogar mais diretamente com o eleitorado do DF. O debate foi mediado pela diretora de Redação do Metrópoles, a jornalista Lilian Tahan, e transmitido em todos os canais do portal: site, Facebook, Twitter e pela rádio 104.1 Metrópoles FM, com grande adesão de ouvintes e internautas.

Para Lilian, o evento foi uma oportunidade de ouvir, pela primeira vez, o embate de ideias entre os que almejam governar o Distrito Federal. “É uma responsabilidade e também uma alegria fazer parte deste momento histórico. O debate marca o início de uma cobertura vigorosa das eleições em 2018 pelo Metrópoles“, ressaltou a diretora de Redação.

O subprocurador-geral da República Renato Brill, ex-chefe da Procuradoria Regional Eleitoral do DF, participou, esclarecendo eventuais dúvidas sobre o direito de resposta dos pré-candidatos. Na opinião de Brill, o evento é fundamental para os eleitores avaliarem o que pensam os postulantes ao Buriti e quais são as propostas de cada um: “É uma das formas de se trazer transparência e legitimidade ao processo eleitoral”, disse.

Para o presidente da Federação das Indústrias (Fibra), Jamal Jorge Bittar, o debate do Metrópoles foi a primeira oportunidade de os aspirantes ao cargo máximo do GDF apresentarem suas ideias em áreas vitais para o funcionamento da cidade, como desenvolvimento econômico, saúde, educação e segurança. “Será um momento muito importante para o esclarecimento de propostas. Espero que as provocações sejam inteligentes e competentes. Daqueles que nunca ocuparam o GDF, desejo ouvir alguma novidade”, disse Jamal antes de o evento começar.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Adelmir Santana, destacou a importância do encontro para a democracia. “Eu espero que a população comece a se interessar pelo debate eleitoral. O que se percebe é que esse evento está desvinculado do dia a dia das pessoas e gostaria que os assuntos de Estado, como saúde, educação e segurança, dominem os temas”, reforçou Santana.

Sete na disputa
Conheça o perfil dos postulantes ao Palácio do Buriti que participaram deste primeiro debate pré-eleitoral.

0

Com reportagem de Caio Barbieri, Isadora Teixeira, Gabriella Furquim, Suzano Almeida e Fernando Caixeta

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações