*
 

Próximo da data prevista para definir os rumos do PDT-DF nas eleições locais, o articulador do partido na capital da República, deputado distrital Joe Valle, costurou encontro com o senador Cristovam Buarque (PPS) e o pré-candidato a governador Jofran Frejat (PR). Na noite desta terça-feira (12/6), Dia dos Namorados, o presidente da Câmara Legislativa queria discutir a relação – a famosa “DR”.

Joe Valle disse que gostaria de uma conversa com os dois porque “ambos querem uma cidade melhor”.

A reunião ocorreu na casa de Cristovam Buarque. Segundo o parlamentar, foi definido que os três vão intensificar as conversas. O grande problema é a falta de afinidade ideológica dos apoiadores de Cristovam e de Frejat. O grupo, que reúne políticos de várias matizes, não consegue achar um denominador comum.

“Se essas duas turmas quiserem se encontrar, tudo bem. Não ficaria bonito a gente virar as costas”, ponderou o senador.

Segundo Jofran Frejat, foram discutidos os caminhos que podem seguir diante do cenário atual. “Apesar da disposição de construir uma Brasília melhor, cada um tem o seu impedimento. Gostaria que essa definição fosse mais rápida, mas ainda temos tempo”, explicou o pré-candidato ao Buriti pelo PR.

Joe Valle 
tem flertado com o grupo de Jofran Frejat, mas enfrenta impasses para chegar a um acordo. A chapa do médico, por exemplo, tem dois interessados ao cargo de senador, o mesmo pretendido por Joe Valle. Os postulantes são o deputado federal Alberto Fraga (DEM) e Paulo Octávio (Progressista).

Para começar a delinear as alianças destinadas à disputa eleitoral de 2018, Joe Valle tinha definido que apontaria uma direção à legenda até esta sexta-feira (15/6). Agora, no entanto, ele admite que o prazo poderá ser estendido.

Frejat declara precisar de um posicionamento para então definir, com a própria chapa – composta por PR, MDB, PP e Avante –, as posições que os possíveis novos integrantes devem ocupar. “Se eventualmente alguém for impedido ou não quiser mais, abre-se espaço”, afirmou sobre as pré-candidaturas ao Senado. Para uma aliança ainda maior, seria necessário encaixar Cristovam Buarque e aliados.

Caso a associação entre os três ocorra, um imbróglio atinge ainda a chamada terceira via, na qual o líder é Cristovam Buarque. Nesse grupo, o deputado federal e presidente do PSDB-DF, Izalci Lucas, também é pré-candidato ao Palácio do Buriti e, portanto, adversário de Frejat.

Braço direito de Cristovam na articulação política local, Rogério Rosso, deputado federal e presidente do PSD-DF, declarou ter almoçado com o senador nesta terça (12). Na ocasião, a reunião com Jofran Frejat e Joe Valle não havia sido mencionado. “Ele não comentou desse encontro. Deve ter os seus motivos e respeitamos isso”, declarou.