metropoles.com

Articuladores prometem semana decisiva na política do Distrito Federal

A menos de um mês das convenções, grupos de Rogério Rosso e Cristovam Buarque, Joe Valle e Alírio Neto querem definir as respectivas chapas

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Botelho / Especial para o Metrópoles
GDF Palácio do Buriti
1 de 1 GDF Palácio do Buriti - Foto: Ricardo Botelho / Especial para o Metrópoles

Se depender da vontade dos articulares políticos do DF, a semana que se inicia no domingo (24/6) será decisiva. As principais coalizações formadas até o momento prometem bater o martelo sobre os nomes e os partidos que vão compor as chapas para as eleições de 2018.

As promessas vêm dos grupos do deputado federal Rogério Rosso (PSD) e do senador Cristovam Buarque (PPS); do presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT); e do presidente do PTB-DF, Alírio Neto. Até o fim da semana, eles pretendem sinalizar o que será ratificado nas convenções partidárias, que ocorrem entre 20 de julho e 5 de agosto.

Alírio Neto espera ter a formação da chapa até o próximo sábado (30). O ex-deputado distrital reuniu-se com Eliana Pedrosa (Pros) na última sexta-feira (22) e ambos reiteraram o compromisso de estarem juntos. “A aceitação do nosso nome tem me surpreendido. Acredito que teremos entre oito e 12 partidos na nossa coligação”, afirmou.

Dia 30 também foi a data definida por Joe Valle para apontar o rumo do partido para o pleito de outubro. O prazo já foi adiado antes. O presidente da CLDF acena aproximação ao postulante ao Governo do Distrito Federal (GDF) pelo PR, Jofran Frejat. O republicano, que conta com o apoio de DEM, PP, MDB e Avante, porém, encontra dificuldades para encaixar o PDT, que quer o distrital em uma vaga majoritária.

Jofran Frejat disse que aguardará o prazo para voltar a discutir a composição da chapa. “Eu falei que vou esperar até o fim do mês, quando devem sair as definições nacionais. E mantenho a minha palavra”, afirmou.

Na terceira via
No caso da terceira via, formada por nove partidos, incluindo o PSD, PPS e PSDB, uma decisão é ainda mais esperada. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa processo que solicita marcação das eleições internas da regional do PSDB. Uma decisão favorável poderia abalar a chapa na qual o pré-candidato ao GDF é o deputado federal tucano Izalci Lucas.

O parlamentar, porém, ganhou fôlego na última terça-feira (19), quando a 17ª Vara Cível de Brasília negou pedido para que o diretório regional do PSDB-DF publicasse edital para a convocação das eleições regionais do partido, de modo que pudessem ser realizadas antes do início do prazo para as convenções destinadas à escolha dos candidatos.

Rogério Rosso afirma que a resposta do Judiciário foi importante. “Mostra que a decisão do PSDB [de reconduzir Izalci à liderança do partido no DF], do ponto de vista jurídico, foi correta. Agora, vamos aguardar a manifestação do TSE para que a gente possa definir a nossa coligação”, declarou.

Presidente do PPS-DF, Chico Andrade frisa que a decisão trouxe certa tranquilidade. Chico também defende que o destino do grupo seja definido ainda nesta semana. “Chega de agonia”, dispara.

O partido deve pressionar o PRB-DF a decidir se fica de verdade na chapa. Chefe da legenda na capital da República, Wanderley Tavares tem reafirmado que também é pré-candidato ao Palácio do Buriti.

Colaborou Gabriella Furquim

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?