metropoles.com

Alckmin é intimado pelo TSE a se manifestar sobre eleições do PSDB-DF

O processo se refere ao pedido do ex-deputado distrital Paulo Roriz de um mandado de segurança para publicação do edital

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O presidente nacional do PSDB e presidenciável, Geraldo Alckmin, foi intimado a se manifestar sobre as eleições do diretório do partido no Distrito Federal. Segundo registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o mandado foi cumprido nesta sexta-feira (15/6), às 15h50.

O despacho no qual Alckmin é alvo foi assinado pelo ministro do TSE Napoleão Nunes Maia Filho na quinta-feira (14). O processo se refere ao pedido do ex-deputado distrital Paulo Roriz (PSDB) de um mandado de segurança liminar para publicação de edital – antes de 25 de junho – para convocar as eleições da regional.

Após decisão de Napoleão, Paulo Roriz requereu reconsideração do período dado para o outro lado se pronunciar. Segundo os advogados, não foram levadas em conta as peculiaridades do caso e não ficou explícito se seria o prazo de 10 dias previsto na Lei do Mandado de Segurança, “que, caso aplicados, podem implicar em perecimento do direito”.

Por isso, pediu a concessão de 48 horas para a prestação de informações e que o processo seja levado a julgamento no plenário do TSE na sessão da próxima quinta-feira (21). “Caso assim não se entenda, requer que seja estabelecido o prazo de três dias para a apresentação das informações, nos termos do artigo 282 do Código Eleitoral”, complementou.

Entenda
O pedido de liminar protocolado na terça (13/6) frisa que o deputado federal Izalci Lucas comanda o PSDB-DF desde agosto de 2015. O artigo 39 da Resolução nº 23.465/2015 do TSE prevê que as comissões provisórias devem funcionar por 120 dias ou período superior caso o estatuto partidário estabelecer prazo “razoável diverso”. Segundo Paulo Roriz, a norma autoriza duas prorrogações. O mandato de Izalci Lucas estaria na terceira.

De acordo com o presidente do PSDB-DF, porém, o mandato terminará só em dezembro, com respaldo de recente modificação feita pelo TSE. “O tribunal mudou de 120 para 180 dias o prazo das comissões provisórias. Ainda jogou as discussões sobre o assunto para 2019, exatamente para não dar nenhuma insegurança como essas que são implantadas no PSDB”, declarou.

Um dos advogados que assinam o pedido é o ex-presidente da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e ex-secretário-geral da sigla Antônio Raimundo Gomes da Silva. Assim como Antônio Gomes, Paulo Roriz é contrário ao comando atual do partido em Brasília.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?