Ao lado de Sarney e Jucá, Rafael Prudente prega renovação no MDB-DF

Distrital assumiu o comando regional do partido nesta quinta-feira (06/06/2019), como sucessor de Tadeu Filippelli. Governador Ibaneis Rocha não participou da cerimônia

Suzano Almeida / MetrópolesSuzano Almeida / Metrópoles

atualizado 06/06/2019 22:05

Ao lado de nomes conhecidos da política nacional, o presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Rafael Prudente, tomou posse, na noite desta quinta-feira (06/06/2019), como novo comandante do diretório regional do MDB. Após intermediarem embates entre os correligionários locais, caciques da sigla prestigiaram a mudança na direção do maior partido do Distrito Federal.

Estavam presentes à cerimônia o ex-presidente da República José Sarney; o atual mandatário nacional emedebista, o ex-senador Romero Jucá (RR); e o antecessor no cargo, senador Valdir Raupp (RO). A solenidade ocorreu no auditório da CLDF.

Prudente assume a sigla após um cabo de guerra entre o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o ex-vice-governador Tadeu Filippelli, que comandava a regional da agremiação havia mais de uma década. O titular do Palácio do Buriti reivindicava a renovação da estrutura emedebista, mas o ex-vice-governador – que chegou a ser preso no âmbito da Operação Panatenaico – relutava em deixar o posto.

Vencido, Filippelli foi realocado ao cargo de presidente de honra. “Tem de haver unidade no partido. O fato de haver uma renovação, uma sucessão, não pode representar uma quebra. Essa unidade tem que continuar”, disse o presidente de honra.

Logo após ser empossado, Rafael Prudente prometeu revitalizar o partido retomando a participação dos filiados e trabalhando para eleger novos nomes. “Vamos fazer uma grande campanha de filiação e eleger todas as zonais, renovar os diretórios, entrar nas universidades e aumentar a transparência, dando satisfação de cada centavo que vier da nacional. Vamos trabalhar para reeleger o governador Ibaneis, eleger dois federais, um senador e cinco distritais”, projetou.

Na solenidade, Jucá elogiou Prudente e enalteceu o antigo chefe do MDB-DF. “Espero que você conte com a força do Filippelli, que, por anos, comandou o partido com vitórias e derrotas.”

José Sarney foi escolhido para encerrar os discursos. Aos 89 anos, o político brincou com o correligionário: “Você terá um grande futuro, Rafael. Você já é prudente, agora, seja paciente. Com essas duas virtudes, irá longe”.

Suzano Almeida/Metrópoles
Sarney discursa na posse de Rafael Prudente como presidente do MDB-DF

 

O governador Ibaneis Rocha não compareceu à solenidade por ter confirmado presença em evento oficial na cidade de Planaltina. Ele foi representado pelo vice-governador Paco Britto (Avante).

Aos 35 anos, Rafael Prudente é o comandante mais jovem que a sigla já teve no Distrito Federal. Ele terá como vice-presidente a nora do seu antecessor, a secretária da Mulher do DF, Ericka Filippelli.

A posse de  Prudente também deve impactar no cenário nacional e fortalece o plano de Ibaneis de estar na cúpula do comando emedebista. Nos bastidores, o governador tenta ganhar musculatura política e emplacar uma possível candidatura na chapa à sucessão do presidente Jair Bolsonaro (PSL), em 2022.

Colaborou Caio Barbieri

Últimas notícias