metropoles.com

Acordo cumprido: Rafael Prudente é eleito presidente do MDB-DF

Em convenção realizada na tarde desta segunda-feira, número um da CLDF foi escolhido para comandar a legenda. Ericka Filippelli é a vice

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Rafael-Prudente1
1 de 1 Rafael-Prudente1 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O distrital Rafael Prudente foi eleito, nesta segunda-feira (06/05/2019), presidente da Comissão Executiva Regional do MDB-DF. O resultado da eleição era esperado devido ao acordo feito entre o líder da sigla no Distrito Federal, Tadeu Filippelli, o governador Ibaneis Rocha e o deputado, conforme antecipou o Metrópoles.

Dos 71 votos possíveis, foram registrados 70, dos quais 64 foram favoráveis ao presidente da Câmara Legislativa (CLDF), três contras e três nulos. Depois de eleito, Prudente revelou à reportagem o desejo de levar novas pessoas para o partido. Questionado sobre quem almeja ter filiado à legenda, brincou: “Tem mais ou menos 150 pessoas fortes”. A posse dele ocorrerá em 31 de maio.

O novo chefe do MDB-DF explicou que a ideia é fazer a junção das experiências passadas com o novo. Ele quer ampliar a legenda para que “volte a ser o maior partido no DF”. “Claro, ouvindo quem fez parte da história do partido, como Filippelli e vários outros que continuam na Executiva, para que a gente pegue os acertos do passado e possa trazer pessoas novas para o partido crescer e ser aquela grande referência que já foi.”

O presidente nacional da sigla, Romero Jucá, se manifestou no Twitter sobre a definição do comando do partido no DF. “As eleições de hoje do diretório do DF mostram que o MDB pode sim convergir e ser um partido do entendimento, do consenso. Prevaleceu o bom senso e a construção de um acordo que unirá ainda mais o MDB-DF”, escreveu.

A votação ocorreu das 14h às 17h30, com chapa única. A entrada de Filippelli no auditório onde estavam as urnas foi seguida dos gritos de “eterno presidente”. Ibaneis não compareceu ao evento. Ele não podia votar porque não é membro do diretório eleito em 2015.

Em discurso após proclamação do resultado da votação, Filippelli disse ter enfrentado pancadas nos últimos dias. “Apanhei? Apanhei, mas era fundamental, porque o resultado do MDB unido é mais importante do que satisfação momentânea minha. Sei o que faço, o que fiz e como foi. Isso basta.” Ele ainda rebateu as críticas sobre o desempenho do partido nas eleições de 2018. “Dos 27 MDBs, só três elegeram governador”, citou.

Eleita como vice-presidente, Ericka Filippelli disse que a nova Comissão Executiva teve “renovação com bases sólidas”. Ela é presidente do MDB-DF Mulher e tesoureira do MDB Mulher nacional. “É uma oportunidade de unir a história única, nacionalmente e em Brasília, com a nossa força de trabalho e forma moderna de pensar em ações e como chegar perto da comunidade”, pontuou.

0

Integrante do MDB, o secretário-adjunto das Cidades, Gustavo Aires, esteve no auditório do Edifício General Alencastro, local da eleição. Também filiado ao partido, o deputado distrital Hermeto foi à convenção durante a apuração dos votos.

Aires avaliou que esta é a oportunidade de retornar o projeto de fortalecimento dos núcleos da legenda. Segundo ele, o trabalho foi iniciado na sua presidência do partido, durante a licença de Filippelli para disputar as eleições de 2018. “O MDB é sempre democrático e busca união. Acho importante esse posicionamento do Filippelli de buscar entendimento”, assinalou. Advogado, Gustavo é filho do ex-deputado Odilon Aires (MDB), um dos históricos aliados do ex-vice-governador.

Veja como ficou a Comissão Executiva Regional do MDB-DF:

  • Presidente: Rafael Cavalcanti Prudente
  • 1º Vice-Presidente: Ericka Nogueira Filippelli
  • 2º Vice-Presidente: Gustavo Almeida Aires
  • 3ª Vice-Presidente: Luciano Marinho De Morais
  • Secretário-geral: Jozafá Dantas do Nascimento
  • Secretário-adjunto: Rosemary Soares Antunes Rainha
  • 1º Tesoureiro: Marcio Antonio da Silva
  • 2º Tesoureiro: Vicente Chelotti
  • Primeiro-vogal: Ana Paula da Conceição Fernandes
  • Segundo-vogal: André Monteiro Fortes
  • Terceiro-vogal: Ivelise Maria Longhi Pereira da Silva
  • Quarto-vogal: Francisco Antonio de Albuquerque
  • Primeiro-suplente: Vanusa Lopes Ferreira Hermeto
  • Segundo-suplente: Luiz Carlos Pietschmann
  • Terceiro-suplente: Hamilton de Almeida Ramos
  • Quarto-suplente: Ana Paula Procacci
  • Líder da bancada na CLDF: João Hermeto de Oliveira Neto
  • Presidente de Honra: Tadeu Filippelli

Protesto
O momento da escolha do novo diretório do MDB-DF também serviu como palco de manifestações. Primeiro presidente da Câmara de Água Fria de Goiás e líder comunitário de Nova Colina, em Sobradinho, Ladislau Rocha, 53 anos, mostrou-se indignado com a ação de Ibaneis e Prudente, que solicitaram a dissolução do diretório. “Gostaria que Ibaneis estivesse ouvindo. O senhor foi eleito porque Filippelli pegou suas mãos e colocou para cima”, declarou.

Rocha ainda mandou recado para o presidente nacional, Romero Jucá: “Vai cuidar do estado dele, que aqui cuidamos nós”.

Candidatos a delegados e peritos criminais aprovados em concursos compareceram ao local a fim de tentar uma solução política para a nomeação deles. Eles querem o chamamento de quem passou em todas as fases da seleção e aguarda o curso de formação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?