Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Plataforma da Rodoviária do Plano Piloto é liberada pela Defesa Civil

Espaço foi interditado após o rompimento de cabos de proteção de uma viga. Segundo o órgão, não há risco na estrutura do local

07/11/2018 12:31, atualizado 07/11/2018 15:11
Compartilhar notícia
Igo Estrela/Metrópoles
Plataforma da Rodoviária do Plano Piloto é liberada pela Defesa Civil

Quase um mês depois do rompimento de cabos de sustentação de uma viga, a Defesa Civil liberou, na manhã desta quarta-feira (7/11), a parte superior da Plataforma B da Rodoviária do Plano Piloto. O acidente aconteceu durante a instalação de um equipamento pela empresa de telefonia Vivo, em 10 de outubro. 

Segundo o órgão, após análises do relatório técnico apresentado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a conclusão foi de que não há risco na estrutura do local e as atividades podem voltar à normalidade. Ainda de acordo com a Defesa Civil, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar foi avisado e vai fazer a liberação do trânsito em breve.

Com a liberação, as linhas 620.1 e 0.620, de Planaltina; 220.2 ,de Santa Maria; e 230.2, do Gama, voltarão a circular nas plataformas como faziam antes do acidente, de acordo com o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). 

O presidente da Novacap, Júlio Menegotto, havia anunciado a liberação no dia 1º de novembro, ao lado do diretor-geral do DFTrans, Marcos Tadeu. 

Menegotto explicou que a viga está com funcionamento superior às normas de segurança. “Achávamos que ela tinha 50 cabos de proteção na estrutura, mas tem 112. E o concreto está 20% acima da resistência mínima. Muito mais que o necessário”, disse na época.

Plataforma da Rodoviária do Plano Piloto é liberada pela Defesa Civil - destaque galeria
12 imagens
Por causa da interdição, quatro linhas foram afetadas e os passageiros tiveram de embarcar em outro ponto do terminal
A Defesa Civil está na Rodoviária para analisar os riscos de desabamento de parte da estrutura
O fluxo de pessoas está restrito à área delimitada pela Polícia Militar
Viaturas na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto
A Polícia Militar interditou parte da área
Servidores da Defesa Civil e da Novacap avaliam a estrutura do terminal
1 de 12

Servidores da Defesa Civil e da Novacap avaliam a estrutura do terminal

Igo Estrela/Metrópoles
Por causa da interdição, quatro linhas foram afetadas e os passageiros tiveram de embarcar em outro ponto do terminal
2 de 12

Por causa da interdição, quatro linhas foram afetadas e os passageiros tiveram de embarcar em outro ponto do terminal

Igo Estrela/Metrópoles
A Defesa Civil está na Rodoviária para analisar os riscos de desabamento de parte da estrutura
3 de 12

A Defesa Civil está na Rodoviária para analisar os riscos de desabamento de parte da estrutura

Igo Estrela/Metrópoles
O fluxo de pessoas está restrito à área delimitada pela Polícia Militar
4 de 12

O fluxo de pessoas está restrito à área delimitada pela Polícia Militar

Igo Estrela/Metrópoles
Viaturas na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto
5 de 12

Viaturas na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto

Igo Estrela/Metrópoles
A Polícia Militar interditou parte da área
6 de 12

A Polícia Militar interditou parte da área

Igo Estrela/Metrópoles
Cones colocados pela PM
7 de 12

Cones colocados pela PM

Igo Estrela/Metrópoles
Operários trabalham na Rodoviária do Plano Piloto
8 de 12

Operários trabalham na Rodoviária do Plano Piloto

Igo Estrela/Metrópoles
As intervenções devem congestionar o terminal no horário da volta dos brasilienses para casa
9 de 12

As intervenções devem congestionar o terminal no horário da volta dos brasilienses para casa

Igo Estrela/Metrópoles
Plataforma da Rodoviária do Plano Piloto é liberada pela Defesa Civil - imagem 10
10 de 12

Igo Estrela/Metrópoles
Plataforma da Rodoviária do Plano Piloto é liberada pela Defesa Civil - imagem 11
11 de 12

Daniel Ferreira/Metrópoles
Plataforma da Rodoviária do Plano Piloto é liberada pela Defesa Civil - imagem 12
12 de 12

Daniel Ferreira/Metrópoles

Acidente durante serviço
A rodoviária foi interditada na tarde do dia 10 de outubro. Não houve pânico nem necessidade de evacuar o terminal, por onde passam cerca de 700 mil pessoas diariamente.

Na ocasião, Menegotto culpou a operadora Vivo pelos transtornos ocorridos e ressaltou que a empresa executava os trabalhos sem qualquer autorização. Em nota, a telefônica confirmou que atuava na plataforma, “quando houve uma intercorrência durante a atividade”.

No dia seguinte, uma equipe de engenheiros e técnicos da Defesa Civil e integrantes do Corpo de Bombeiros fizeram uma vistoria na Plataforma B. O laudo com o resultado foi entregue oficialmente à Defesa Civil na terça-feira (6).

Veja vídeos: 

Vivo

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters