metropoles.com

Pagamento da Bolsa Atleta está quatro meses atrasado no DF

Secretaria do Esporte e Lazer culpou “falta de conclusão dos processos da gestão passada” e promete solucionar o problema

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/ Agência Brasil
bolsa atleta
1 de 1 bolsa atleta - Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Os pagamentos da Bolsa Atleta no Distrito Federal estão atrasados. Beneficiários do programa, da Secretaria de Esporte e Lazer, ainda não receberam as quantias referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano. Sem o patrocínio individual, desportistas profissionais relatam dificuldades para arcar com os custos dos treinamentos e competições.

É o caso de Leandro e Isabela David, de 21 e 14 anos, ambos nadadores. Segundo a mãe dos atletas, Ignez David, 45, os dois estão há quatro meses sem receber a bolsa. “Essa quantia ajuda em toda a preparação deles, o que inclui nutrição, fisioterapia a até fisiologia e psicologia esportiva. Fora o que é gasto com suplementação.”

Ignez diz que o atraso é “sem precedentes”. “Está se arrastando por quatro meses e envolve todos os beneficiários. Ficar sem o benefício é bem complicado, acaba que a gente tem que dar um jeito. Vai tirando daqui, dali, aperta um pouco… Estamos em momento de crise, mas por sorte temos apoio de alguns empresários”, explica a mãe dos jovens.

A bolsa ajudaria, inclusive, a arcar com os custos da passagem aérea do filho mais velho, Leandro, que na próxima semana irá disputar o Campeonato Absoluto de Natação Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro – uma das mais renomadas competições do esporte. A filha Isabela, por sua vez, é campeã brasileira da categoria Infantil nos 100 m costas e vice-campeã nos 200 m.

Material cedido ao Metrópoles
Leandro e Isabela David foram prejudicados pelo atraso no benefício

 

Outra competidora prejudicada é Aimê Louise Silva Lourenço, 17. “Está fazendo muita falta, é de extrema importância para complementar os custos na formação. É importante para o atleta conquistar melhores resultados e condições físicas, e estamos desde janeiro sem receber”, reclama.

Em nota, a Secretaria do Esporte e Lazer confirmou o atraso e culpou a “falta de conclusão dos processos da gestão passada”. A pasta acrescentou que “já tomou todas as providências para resolver essas pendências e fazer o pagamento”.

Como funciona
A Bolsa Atleta é um programa de patrocínio individual de desportistas e paratletas de alto rendimento que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais de sua modalidade.

A iniciativa garante condições mínimas para que se dediquem, com exclusividade, ao treinamento e competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas.

O benefício é concedido pelo prazo de um ano. O valor mensal de cada bolsa varia de R$ 200 a R$ 1,2 mil, conforme a classificação dos atletas e dos níveis da modalidade, e é calculado de acordo com a Unidade Fiscal de Referência do Estado do Rio de Janeiro (Ufir-RJ).

Compartilhar notícia