metropoles.com

Norte-americanos conhecem Caesb: referência em esgoto condominial

Objetivo do encontro entre dirigentes da estatal e de ONG dos EUA foi firmar parceria para disseminação de conhecimento sobre o modelo

atualizado

Compartilhar notícia

Marco Peixoto/Caesb/Divulgação
caesb e ong dos eua
1 de 1 caesb e ong dos eua - Foto: Marco Peixoto/Caesb/Divulgação

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) recebeu a visita de integrantes da ONG norte-americana Appropriate Sanitation Institute. No encontro, ocorrido em 14/11/2019, os visitantes pediram o apoio da estatal no projeto da ONG de disseminar conhecimento sobre a implantação do esgoto condominial, para que cidades do mundo inteiro possam ter acesso a informações sobre esse sistema, eliminando o esgoto a céu aberto. A empresa brasiliense é referência mundial no modelo.

O sistema condominial de esgotos foi adotado pela Caesb em 1991 com o objetivo de sanar o déficit no saneamento e apoiar o programa de assentamento habitacional do Governo do Distrito Federal. O modelo é cerca de 50% mais barato que o tradicional e apresenta uma solução de curto prazo na universalização dos serviços de esgotamento sanitário.

Segundo a empresa, o diferencial está na concepção do projeto, que transfere para o interior do condomínio (quadra ou quarteirão urbano) a passagem dos ramais da rede, reduzindo bastante a extensão de tubulação necessária, bem como os transtornos com obras, e ampliando consideravelmente o percentual da população atendida. O sistema condominial foi implantado pela estatal em grande escala e indiscriminadamente, em áreas carentes ou nobres da cidade, com um alto grau de aceitação e participação da comunidade.

A ONG americana tem o objetivo de criar uma rede de compartilhamento de conhecimento, fornecendo recursos informativos e apoio para cidades onde haja interesse de instalação do sistema de esgoto condominial. Integrantes da Appropriate Sanitation Institute já estiveram em Brasília em 2017. A ONG fez um documentário sobre esgoto condominial.

Fuad Moura, superintendente de Novos Negócios da Caesb; César Rissoli, gerente de Mobilização Comunitária; e Maria Martinele, técnica em saneamento, responsáveis pelo projeto e pelos acordos de cooperação, recepcionaram os representantes da entidade.

A diretora do Appropriate Sanitation Institute, Grace Beeler, explicou que a ideia de criar um instituto de esgoto condominial está atraindo a atenção internacional. A entidade pretende disponibilizar legislação modelo, materiais educacionais e informações úteis sobre engenharia e participação da comunidade para cidades que se interessem em conhecer e adotar esse modelo.

“O sistema condominial de esgoto é única solução para acabar com a falta de saneamento no mundo. Considerando que a Caesb é a maior referência mundial nesse modelo, é muito importante a participação da empresa nesse projeto”, disse Grace. Ela propôs que a companhia contribua com materiais existentes, participe de discussões em fóruns e em videoaulas, além de ajudar na formação de instrutores e professores.

Durante a reunião, a diretora de Planejamento, Regulação e Novos Negócios da Caesb, Roberta Zanatta, defendeu que a companhia firme parceria com a ONG. “A proposta é fazermos um acordo de cooperação onde contribuiremos com o material que já temos, com a expertise de nossos profissionais para que possamos ajudar a difundir e divulgar essa tecnologia para o mundo”, explicou.

De Brasília para o mundo

Nicarágua, Bolívia e Uruguai são exemplos de país que estão adotando o sistema de esgoto condominial, usando a experiência da Caesb. Técnicos da empresa viajaram para esses locais levando a tecnologia condominial de esgotamento sanitário adotada na capital federal.

A Caesb também participa de um projeto firmado com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que desenvolve soluções para o sistema de coleta de esgotos das cidades de Ibirité e Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Nos dias 26 a 29 de novembro, a empresa receberá técnicos uruguaios que participam de uma missão sobre esgoto condominial, como parte do Acordo de Cooperação firmado com aquele país em 2018. No dia 26, uma equipe de Moçambique, na África, juntamente com técnicos do Banco Mundial e do governo federal, também farão visita técnica à Caesb para aprender sobre o sistema.

“Ao longo dos quase 30 anos de aplicação do condominial, a Caesb aperfeiçoou o modelo e garantiu a sustentabilidade e a adesão da população, por meio da institucionalização do modelo na empresa, do respeito a seus clientes e de uma metodologia adequada a realidade do DF, tornando-se a maior referência, a nível mundial, de aplicação do modelo”, reitera a companhia.

O diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges Pereira, defende o sistema como solução para preservar os mananciais. “A Caesb não trata esgoto, apenas. Nossa missão é buscar soluções em saneamento e levar saúde para a população”, encerrou o gestor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?