DF: Caesb leva educação ambiental para Semana Nacional de Ciência

Companhia apresenta diversas atividades no evento, entre elas, o Ônibus Expresso Ambiental 

Divulgação / CaesbDivulgação / Caesb

atualizado 24/10/2019 16:19

Um ônibus completo com atividades para educação ambiental foi estacionado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade para integrar a 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começou no último dia 21 e vai até domingo, 27 de outubro. Batizado de Expresso Ambiental, o veículo da Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) leva uma maquete de 6 metros.

Nela, é possível entender o ciclo do saneamento, desde a captação de água no manancial até a devolução do efluente tratado no corpo hídrico. A entrada é gratuita.

Na maquete, são contemplados diversos aspectos do papel da Caesb, como a proteção de mananciais, saneamentos rural e urbano, estações de tratamento de água e esgoto, drenagem pluvial, resíduos sólidos e uso consciente da água (instalações hidráulicas e prediais). E até mesmo o manejo do lodo de esgoto que, atualmente, é utilizado pela Caesb na recuperação de áreas degradadas.

Com isso, a empresa pretende levar ao conhecimento da comunidade, principalmente às escolas do Distrito Federal, conhecimento necessário para provocar o debate sobre o consumo consciente de água. Também, a importância da participação da sociedade no bom funcionamento dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário.

Bacias hidrográficas

Dentro da feira, no estande da companhia, os visitantes têm acesso também a diversas informações e atividades. Uma delas é a maquete das bacias hidrográficas do Distrito Federal, que apresenta as oito conjuntos que nascem na região como forma de explicar para adultos e crianças a realidade hídrica do DF.

Outra atividade é o Jogo da Trilha. A diversão tem como objetivo ensinar às crianças sobre o uso consciente do sistema hidrossanitário de uma casa de maneira lúdica.

A companhia expõe ainda um minilaboratório de microbiologia e, com isso, busca despertar a curiosidade em adultos e crianças em relação às técnicas laboratoriais, por meio de demonstração das análises de controle de qualidade da água.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e pelo GDF, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano tem como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. Com mais de 180 expositores, os visitantes poderão se aproximar do que é feito no dia a dia da ciência, com a reprodução de experimentos, equipamentos das Forças Armadas — como tanques e um caça da Força Aérea — e estúdios de rádio e televisão, entre outras atrações.

A empresa participou de seleção pública e apresentou proposta à Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF) para a obter financiamento e promover eventos de difusão científica e popularização da ciência durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019.

A proposta apresentada pela analista de sistemas de saneamento da Caesb, Karina Bassan, foi aprovada com nota final de 97,5. A companhia recebeu R$ 48.955, que foram aplicados em melhorias na estrutura para a educação ambiental, além da montagem do estande no local do evento.

Últimas notícias