metropoles.com

No DF, 33 mil pessoas receberam vacina contra a Covid-19 em nove dias

Neste primeiro momento, DF conta com vacinas suficientes para 104.080 pessoas: foram utilizados 31,7% do total já disponível

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Especial para Metrópoles
Vacinação contra a Covid-19 no DF
1 de 1 Vacinação contra a Covid-19 no DF - Foto: Gustavo Moreno/Especial para Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) imunizou, com a primeira dose da vacina que previne a infecção pelo novo coronavírus, 33.317 pessoas que integram o grupo prioritário. A marca foi alcançada nesta quarta-feira (27/1), ou seja, nove dias após o início da imunização.

Atualmente, o DF conta com vacinas suficientes para 104.080 pessoas – 62.580 com a Coronavac e 41,5 mil com a da Oxford. Portanto, foram utilizados 31,7% do total de doses disponíveis.

A Secretaria de Saúde (SES-DF) divulgou que passaram a integrar a lista de prioridades todos os profissionais da ativa na rede pública de saúde, em todos os níveis de atenção à Saúde.

Na rede privada, a vacina está disponível somente para os profissionais que atuam na atenção hospitalar. Também foram incluídos os trabalhadores do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).

Também fazem parte do primeiro grupo a receberem as doses:

  • Idosos a partir de 60 anos
  • Pessoas com deficiência que vivem em unidades de acolhimento e cuidadores que atuam nessas instituições
  • Povos indígenas que vivem em terras indígenas
  • Pacientes internados em home care e no Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar
  • Trabalhadores dos serviços de Atenção Pré-Hospitalar (APH)
Doses recebidas

A vacinação contra a Covid-19 começou no Distrito Federal no dia 19 de janeiro. Foram recebidas 125.160 doses da vacina CoronaVac, que é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e 41,5 mil doses da vacina Covishield, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford com a farmacêutica sueco-britânica AztraZeneca.

Cerca de 5% das doses recebidas fazem parte da reserva técnica para suprir possíveis perdas que possam acontecer ao longo da campanha. Desta forma, há estoque para uma eventual reposição.

No caso da vacina CoronaVac, o intervalo entre a primeira e segunda doses é curto, entre 14 e 28 dias, e metade das vacinas recebidas são reservadas para a segunda aplicação. Já com a vacina Covishield, esse intervalo é de até 90 dias.

0
Confira o balanço da vacinação por Região de Saúde do DF:

Região de Saúde Central – asas Sul e Norte, lagos Sul e Norte, vilas Planalto e Telebrasília, Varjão, Cruzeiro, Noroeste, Sudoeste/Octogonal: 8.851 vacinas aplicadas

Região de Saúde Centro-Sul – Guará, Estrutural, SIA, SCIA, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Park Way, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II: 5.342

Região de Saúde Norte – Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal: 2.923

Região de Saúde Oeste – Brazlândia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol: 4.347

Região de Saúde Sudoeste – Samambaia, Taguatinga, Recanto das Emas, Vicente Pires, Águas Claras e Arniqueira: 5.533

Região de Saúde Sul – Gama e Santa Maria: 4.201

Região de Saúde Leste – Paranoá, Itapoã, São Sebastião e Jardim Botânico: 2.120

Compartilhar notícia