Na Mira

Foragida é presa em maternidade após consulta de gravidez de risco

A foragida foi localizada ao se cadastrar na unidade de saúde, quando o sistema apontou a existência de um mandado de prisão em aberto

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução / Redes sociais
foragida-presa-na-maternidade
1 de 1 foragida-presa-na-maternidade - Foto: Reprodução / Redes sociais

Uma mulher foragida da Justiça, investigada por tráfico interestadual de drogas, foi presa durante a Operação “Desmame” nessa segunda-feira (27/4) após procurar atendimento na Maternidade Municipal de Porto Velho, em Rondônia, acompanhada do esposo.

Segundo a Polícia Civil, a suspeita, identificada como Kauany Batista dos Santos, que está grávida, foi localizada após realizar o cadastro na unidade de saúde, quando o sistema apontou a existência de um mandado de prisão em aberto.

Após passar por atendimento e realizar exames, ela precisou ser transferida ao Hospital de Base devido a complicações em uma gravidez de risco.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) fez a remoção sob escolta policial. A operação contou com acompanhamento dentro da ambulância e também por viaturas durante todo o trajeto.

Kauany está sob custódia da Polícia Civil e deverá responder às investigações que apuram sua participação em um esquema de tráfico interestadual de drogas.

Operação “Desmame”

A ação policial teve início na última quinta-feira (23/4). Conduzida pelo Departamento de Narcóticos (Denarc), a Operação “Desmame”, tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pela movimentação de mais de 1,5 tonelada de entorpecentes oriundos da fronteira com a Bolívia, com distribuição para estados da Região Centro-Oeste.

Durante a ação, os agentes cumpriram 81 medidas cautelares, sendo 24 mandados de prisão preventiva e 57 mandados de busca e apreensão, nos estados de Rondônia, Goiás e no Distrito Federal. Em Rondônia, as diligências ocorreram em Porto Velho, Guajará-Mirim e Vilhena; em Goiás, em Goiânia e Aparecida de Goiânia; e no Distrito Federal, em Brasília e Ceilândia.

As investigações, iniciadas em abril de 2025, revelaram uma organização criminosa com elevado grau de sofisticação logística, que utilizava caminhões com compartimentos ocultos (“mocós”) e linhas telefônicas estrangeiras para dificultar a atuação dos órgãos de inteligência e repressão.

Também foi apurado a participação de “laranjas”, que ocultavam de valores ilícitos. Em um dos casos, um investigado movimentou cerca de R$ 500 mil em um ano, montante incompatível com sua capacidade econômica. As medidas incluem bloqueio de ativos, sequestro de bens e aprofundamento do mapeamento patrimonial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?