Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Mulher é presa após atuar como médica veterinária sem ter diploma

Conselho Regional de Medicina Veterinária denunciou mulher à PCDF. Suspeita usava documento falso com registro de outra profissional

05/09/2026 20:39, atualizado 05/09/2026 22:38
Ivan-balvan/Getty Images
Veterinária segurando cachorro da raça husky que parece amedrontado

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, neste sábado (5/9), uma mulher que atuava como médica veterinária em uma clínica em Samambaia (DF) sem ter diploma e registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

A denúncia chegou à corporação após o Conselho denunciar Sandylla Kerollen Araujo Ferreira pelo exercício ilegal da profissão. Uma equipe policial foi até a clínica onde a mulher trabalhava e a questionou sobre sua formação. Ela chegou a confirmar que era veterinária, mas, quando lhe foi solicitado o registro profissional, Sandylla apresentou respostas “evasivas e inverídicas”, segundo a PCDF.

Durante a abordagem, os policiais encontraram um documento que supostamente seria o registro dela junto ao CRMV. No entanto, durante a investigação, a equipe descobriu que se tratava de um documento falso — que apresentava o número de registro de uma outra profissional da área.

A equipe apurou, ainda, que Sandylla conseguiu ser contratada na clínica em que trabalhava após utilizar este documento. A dona do local não tinha conhecimento acerca da falsidade.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Em uma rede social, o perfil pessoal da falsa médica afirma que ela é veterinária com pós graduação em inspeção e vigilância sanitária. 

A suspeita foi conduzida a 26ª Delegacia de Polícia de Samambaia. O caso está sendo investigado como exercício ilegal da medicina e uso de documento falso.

Em nota, o Conselho de Medicina Veterinária afirmou que recebeu a denúncia ainda neste sábado (5/9) e acionou a PCDF e a PMDF, que localizaram a mulher atuando no momento.

“O CRMV-DF exerce sua jurisdição legal na fiscalização de médicos-veterinários e zootecnistas, sendo o exercício ilegal da profissão um caso de polícia, assim, ao recebermos os documentos comprobatórios de uma situação que já estavamos apurando e obtendo os indícios da irregularidade, inclusive sondando e informando sobre o crime de atuar sem a devida habilitação e registro no CRMV de jurisdição, contatamos a PCDF e a PMDF, que prestaram apoio imediato para averiguar, tendo encontrado a pessoa em pleno exercício ilegal da Medicina Veterinária, sendo conduzida em flagrante delito em razão de falsificação de documento, exercício ilegal da profissão e ainda será apurado a ocorrência de maus-tratos a animais que tenham sido atendidos indevidamente por ela”.

A reportagem não conseguiu localizar a defesa de Sandylla Kerollen Araujo.