Mesmo com chuva, público comparece à troca da Bandeira Nacional

Evento, feito desta vez pelo Corpo de Bombeiros, marcou o início das comemorações do aniversário de Brasília

atualizado 05/01/2020 18:34

André Borges/Especial para o Metrópoles

Centenas de pessoas estiveram, na manhã deste domingo (05/01/2020), na troca da Bandeira Nacional. O ato ocorreu na Praça dos Três Poderes e, mesmo com a chuva, os brasilienses e os turistas compareceram.

A primeira troca de 2020 foi realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito (CBMDF). O evento marcou também o início das comemorações do aniversário de 60 anos de Brasília.

Houve desfile cívico-militar, salva de 21 tiros de canhão e concerto com a Banda de Música do CBMDF, entre outras atividades da corporação. Outros órgãos, como o Sesc, ofereceram cama elástica e oficinas de brincadeiras retrô. Já a Secretaria de Turismo abriu o Centro de Atendimento ao Turista, apresentou exposição e oficinas do artesanato de Brasília e fez passeios turísticos com guias em ônibus TCB.

Confira fotos da troca:

0

Entre as autoridades presentes estava Paco Britto, governador em exercício do Distrito Federal. De acordo com a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, todos os meses o evento terá algo de diferente para comemorar o aniversário da cidade.

Pedido por bandeira

A troca deste domingo foi marcada por uma situação inusitada. Os bombeiros têm apenas um exemplar do símbolo nacional, dono de uma dimensão de 14 por 20 metros. A questão é que a corporação afirma que o símbolo tem sofrido danos no tecido e solicitaram uma avaliação do mastro à Novacap.

Em documento interno, os militares relatam que a “situação era atípica e que não há registrado no intervalo dos últimos 5 anos nem similar aquela, na qual em 15 dias a Bandeira sofrera tal avaria, que é comum acontecer algo desse tipo após 40 dias”, registra a missiva.

Por isso, de forma emergencial, a corporação pediu a aquisição para a Secretaria de Economia de pelo menos três novos exemplares do mesmo padrão.

Últimas notícias