metropoles.com

Floresta Nacional do DF ganha reservatório para o combate a queimadas

Caixa d’água de 80 mil litros foi doada pela Caesb para ajudar a abastecer as aeronaves que atuam nos incêndios na Flona

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
avião11
1 de 1 avião11 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Em período de seca marcado por incêndios florestais, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) anunciou, nesta quarta-feira (21/08/2019), a conclusão da instalação de um reservatório de água na Floresta Nacional de Brasília (Flona). Construída ao lado da pista de pouso e decolagem da unidade de conservação ambiental, a caixa d’água visa o abastecimento mais eficaz dos aviões do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) utilizados nos combates às chamas.

O reservatório tem capacidade para armazenar 80 mil litros d’água. Segundo a Caesb, antes, as aeronaves, com tanques para até 3,2 mil litros, eram abastecidas prioritariamente no Aeroporto Internacional de Brasília. Outra alternativa utilizada pelo CBMDF era a Pista do Botelho, em São Sebastião. No local, já existe uma caixa de 20 mil litros também doada pela companhia.

A companhia explicou que a instalação dos reservatórios nas áreas de proteção ambiental é resultado de parceria entre a Caesb, os bombeiros e a Secretaria do Meio Ambiente do DF (Sema-DF). A construção das unidades faz parte das ações preventivas de combate aos incêndios florestais previstas no Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF).

“Com os reservatórios localizados em áreas estratégicas, serão economizados tempo e combustível de aviação, além de evitar que o avião de combate a incêndio fique sujeito ao tráfego aéreo e atrase o combate ao fogo”, pontuou a empresa em nota.

Além do reservatório da Flona, outras duas caixas d’água já foram instaladas: uma de 40 mil litros, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Gama, Cabeça de Veado, e a outra, de mesma capacidade, na Estação Ecológica do Jardim Botânico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Até o fim de agosto, a companhia planeja outra instalação: na Área Alfa da Marinha.

Queimadas

Em julho deste ano, um incêndio florestal promoveu a queimada de 73,3 hectares da Flona – área equivalente a mais de 100 campos de futebol. O fogo teria se iniciado ainda pela manhã e só foi contido pelo Corpo de Bombeiros no início da noite do mesmo dia.

Dados do Corpo de Bombeiros mostram que a quantidade de incêndios florestais vem aumentando desde abril deste ano. Junho foi o mês com mais ocorrências: 514. Mas julho já preocupa: 228 queimadas.

Se comparados aos dados do ano passado, os números também mostram aumento. Em maio de 2017, foram apenas 28 casos; contra 105, em maio de 2018. Em junho, a corporação registrou 209 casos a mais do que no mesmo período do ano anterior.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?