metropoles.com

Incêndio na Floresta Nacional cria cortina de fumaça e impressiona

Equipes do Corpo de Bombeiros agem para conter as chamas, que tiveram início em Taguatinga mas podem ser vistas em vários pontos do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Corpo de Bombeiros
bombeiros 2
1 de 1 bombeiros 2 - Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um grande incêndio atinge a Floresta Nacional na tarde deste domingo (17/9), na região de Taguatinga. As chamas criaram uma cortina de fumaça que pode ser vista de diversos pontos da capital e tem assustado motoristas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, várias equipes da corporação atuam no combate ao fogo, que começou em diversos pontos da Flona. Os militares conseguiram confinar as chamas a um quadrante e até as 16h30 deste domingo, trabalhavam para extingui-las. A área total atingida só será contabilizada após o fim da ocorrência.

0

O fogo que atinge a Flona é mais um entre os diversos incêndios florestais que ocorrem no cerrado neste período de estiagem. Até o início do mês, mais de 35% da área de vegetação tombada do DF já havia sido destruída.

Segundo meteorologistas, a seca no DF, que já dura 119 dias, deve persistir pelo menos até o fim de setembro. Previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que pode chover no DF na última semana do mês. O fim da estiagem, no entanto, só deve chegar em outubro, quando as chuvas começam a se intensificar.

Núcleo Rural Aguilhada
Também na tarde deste domingo (17/9), um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata de pelo menos 20 hectares no Núcleo Rural Aguilhada, em São Sebastião. A região afetada é explorada pela empresa FCS Engenharia Florestal, que acredita na hipótese de incêndio criminoso.

De acordo com Felipe da Costa Silva, sócio da empresa, situações parecidas já ocorreram outras vezes. Ninguém ficou ferido. Segundo a FCS, no entanto, a grande extensão da área dificulta o trabalho de funcionários da empresa e do Corpo de Bombeiros.

Compartilhar notícia