metropoles.com

Bolsomito 2K18: empresa comunica encerramento da venda de jogo

MPDFT havia entrado com ação contra companhia que comercializava o game para computadores

atualizado

Compartilhar notícia

Internet/Reprodução
bolsomito
1 de 1 bolsomito - Foto: Internet/Reprodução

A empresa americana Valve Corporation comunicou à Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial (Espec), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que a venda do jogo Bolsomito 2K18 foi encerrada em 8 de janeiro de 2019 em todo o mundo. A companhia é responsável pela plataforma Steam, que faz a distribuição digital de games e comercializava o software brasileiro.

Na comunicação, recebida na segunda-feira (28/1), a empresa também fornece à Espec os dados do responsável pela criação do game. A informação havia sido requisitada com base em decisão judicial obtida em 19 de dezembro de 2018.

A 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) proibiu a disponibilização e a venda do jogo por considerar que ele promove “desvalores como a discriminação racial, bem como a opressão, o preconceito e a violência, inclusive a prática de homicídio e a intolerância”.

Entenda o caso
Em 5 de dezembro de 2018, a Espec ajuizou ação civil pública, com pedido de tutela de urgência, para suspender a comercialização do jogo, mas teve o pleito negado. Após a propositura da ação, a BS Studios, criadora do jogo, alterou o nome do game e a URL de acesso, com o objetivo de dificultar a ação das autoridades brasileiras.

O protagonista do jogo era o então candidato à Presidência Jair Messias Bolsonaro (PSL). O personagem ganhava pontos ao espancar e matar mulheres, negros, parlamentares e integrantes de movimentos sociais e da comunidade LGBT.

No entendimento do Ministério Público, o jogo viola os direitos da personalidade do agora presidente da República, de mulheres, negros, LGBTs, integrantes de movimentos sociais e parlamentares, e gera a existência de dano moral reflexo em relação a todos os brasileiros. (Com informações do MPDFT)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações