Ibaneis viaja a Portugal em busca de parcerias para o Distrito Federal

Governador quer reposicionar Brasília na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e captar e investimentos com o governo de Macau

Foto: Rafaela Felicciano/MetrópolesFoto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

atualizado 24/05/2019 14:12

Com a promessa de reposicionar politicamente o Distrito Federal na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, o governador, Ibaneis Rocha (MDB), viaja nesta quinta-feira (23/05/2019) para Lisboa, em Portugal. O chefe do Executivo participará de um encontro de gestores públicos, empresários e representantes do governo de Macau.

A programação da viagem ainda está em elaboração, mas, além do movimento político, o emedebista também deverá analisar possíveis parcerias para trazer recursos e projetos ao DF. Uma das reuniões será a participação na 35ª Assembleia Geral da União das Cidades de Língua Portuguesa (UCCLA). “Eu tenho uma agenda importante com Macau. Eles querem trazer investimentos e vamos assinar alguns convênios”, disse o governador.

Com os cofres públicos combalidos por uma série de decisões judiciais e pela crise financeira nacional, Ibaneis decidiu apostar na construção de parcerias internacionais para captar recursos. Em princípio, o emedebista voltará ao Brasil nesta terça-feira (28/05/2019). Durante essa viagem, o Governo do Distrito Federal (GDF) será gerido pelo vice-governador, Paco Britto (Avante).

Essa será a terceira viagem de Ibaneis à capital portuguesa neste ano. Em 23 de abril, ele participou do Fórum Jurídico de Lisboa. Na ocasião, o chefe do Executivo local aproveitou o deslocamento para se reunir com integrantes da TAP Air Portugal a fim de negociar a exportação de ouro a partir de Brasília. Na época, o emedebista disse que a expectativa é que 80% do ouro brasileiro sejam enviados ao exterior por meio da capital federal.

Últimas notícias