Hospital da Criança é autorizado a fazer transplantes de medula óssea

Unidade já vinha se preparando para a habilitação desde 2016, acompanhando procedimentos em vários estados do país

Tony Wiston/Agência BrasíliaTony Wiston/Agência Brasília

atualizado 02/08/2019 19:11

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) está habilitado para realizar transplantes de medula óssea. A autorização concedida pelo Ministério da Saúde foi publicada por meio da Portaria nº 911, de 30 de julho de 2019, divulgada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (02/08/2019).

A autorização é para que sejam realizados transplantes autogênicos, aqueles em que as células formadoras do sangue são retiradas do próprio paciente e ficam preservadas enquanto ele passa por quimioterapia de condicionamento. Ao final de todo o tratamento, essas células são infundidas na criança, que permanece em ambiente apropriado até receber alta.

Mesmo sem poder fazer o procedimento, desde 2016, o HCB vinha acompanhando mais de 90 crianças que passaram pelo transplante em outros estados do país. Em novembro de 2018, a unidade de internação do hospital foi inaugurada com 10 leitos voltados especificamente para a realização do método.

Segundo a diretora técnica do HCB, Isis Magalhães, a habilitação para o transplante beneficia não apenas as crianças com câncer, leucemia e linfoma tratadas pela oncohematologia, mas também as diagnosticadas com doenças congênitas, como imunodeficiências e anemia falciforme. “O transplante é a única terapêutica para curar algumas doenças genéticas”, diz. (Com informações da Agência Saúde)

Últimas notícias