GDF quer vacinar quem tem comorbidade. Veja as mais letais para Covid
Segundo o boletim epidemiológico de quinta-feira (22/4), 82,9% das pessoas mortas pelo novo coronavírus tinham doenças preexistentes
atualizado
Compartilhar notícia

Para frear as mortes causadas direta e indiretamente pela Covid-19, o Ministério da Saúde recomendou a vacinação de pessoas com comorbidades, por faixa etária. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde na quinta-feira (22/4), 82,9% das vítimas do novo coronavírus tinham doenças preexistentes.
No DF, há 220 mil moradores com alguma comorbidade. Entre as 7.440 pessoas que perderam a vida na pandemia, 6.171 tinham algum tipo de enfermidade. A maior parte delas já sofria com problemas de coração antes de contrair o vírus. De acordo com o boletim, 4.551 pacientes mortos eram cardiopatas, representando 61,2% do total de perdas.
O segundo grupo com o maior número de óbitos é formado por pessoas com distúrbios metabólicos: 2.820. Percentualmente, respondem por 37,9%. O terceiro mais atingido é o que inclui os obesos. A doença matou direta ou indiretamente 959 pessoas dessa população. Ou seja, 12,9% do total.
Pneumopatias somaram 806 vidas perdidas, o equivalentes a 10,8% das vítimas. A pandemia do novo coronavírus também se mostrou mais letal entre pacientes com doenças hematológicas, imunossupressão, nefropatias, entre outras comorbidades.

Boletim epidemiológico revela comorbidades mais letais na pandemia do novo coronavírus Reprodução / Boletim epidemiológico

Pelas redes sociais, o governador Ibaneis Rocha sinalizou a intenção de iniciar em breve a vacinação de pessoas com doenças preexistentes Igo Estrela / Metrópoles

Após a vacinação, a taxa de letalidade entre as pessoas infectadas sofre queda expressiva Gustavo Moreno / Especial para o Metrópoles
Pelo Twitter, na quinta-feira (22/4), o governador Ibaneis Rocha (MDB) sinalizou a intenção de vacinar esse público. “Conforme a ordem de prioridades definida por portaria nacional, depois da vacinação dos idosos (até 60 anos), o próximo passo será iniciar a vacinação de pessoas com comorbidades, além dos professores”, publicou.
Em reunião extraordinária da Comissão Especial da Vacinação contra a Covid-19 na Câmara Legislativa (CLDF), na terça-feira (20/4), o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, também indicou o desejo do governo de começar a imunizar quem tem hipertensão, diabetes e outras enfermidades.
Infecção versus óbitos
Segundo o boletim, o novo coronavírus infectou 202.310 mulheres e 168.376 homens, em termos percentuais representam respectivamente 54,6% e 45,4% dos casos. Mas na análise das mortes essa relação se inverte. Entre as vítimas, 4.258 são do sexo masculino e 3.182, do feminino. A proporção vira para 57,2% e 42,8%.