O Distrito Federal amanheceu nesta quarta-feira (16/11) diante dos estragos causados pelo forte temporal que atingiu a capital do país no dia anterior.
As intensas rajadas de vento e o grande volume de precipitações dessa terça-feira (15/11) provocaram alagamentos e enxurradas. Além disso, diversas árvores acabaram arrancadas pela raiz.
Veja imagens:

Na Octogonal, chuvas provocaram queda de árvores de grande porteMilena Carvalho/Metrópoles

Novacap avalia a situação no localMilena Carvalho/Metrópoles

Na altura da entrequadra 4/5 da Octogona, duas árvores caíramMilena Carvalho/Metrópoles

Pedestres precisaram desviar das calçadasMilena Carvalho/Metrópoles

Queda de árvore na quadra 102 SulMilena Carvalho/Metrópoles

Árvore foi arrancada do asfalto pela raiz, na Asa SulMilena Carvalho/Metrópoles

No Noroeste, árvores também amanheceram ao chão nesta quarta-feira (16/11)Milena Carvalho/Metrópoles

O bairro ficou tomado pela lama, após enxurradas desta terça-feira (15/11)Milena Carvalho/Metrópoles

Pistas e calçadas foram cobertas por barroMilena Carvalho/Metrópoles
Depois das inundações, pistas e calçadas na Quadra 104 do Noroeste ficaram tomadas pela lama.
Nas entrequadras 4 e 5 da Octogonal, duas árvores caídas sobre calçadas fizeram pedestres desviarem o caminho. Equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) avaliam a situação no local.
Uma árvore derrubada pela força do temporal na 102 Sul deixou comerciantes apreensivos.
A vendedora Clara Almeira, 34 anos, contou que se deparou com a cena em um local onde costuma deixar o carro. “Agora, fico até mais receosa de estacionar perto de árvores. Se meu carro estivesse ali, ele teria sido amassado”, relata aliviada.
Acampamento no QG do Exército
Na área onde manifestantes bolsonaristas promovem protestos antidemocráticos, em frente ao Quartel-General do Exército, no Setor Militar Urbano (SMU), a lama também tomou conta do local na manhã desta quarta-feira (16/11).
No dia anterior, o acampamento dos grupos de manifestantes teve alagamentos. A água da enxurrada chegou a ficar na altura do joelho.

Lama tomou conta dos acampamentos nesta quarta (16)Milena Carvalho/Metrópoles

Manifestantes gravaram vídeos da enchente no localMilena Carvalho/Metrópoles

Ainda há poças de água pelo acampamento Milena Carvalho/Metrópoles

Lama no QGMilena Carvalho/Metrópoles
Previsão para a semana
Horas depois de emitir alerta amarelo — para situação de perigo potencial —, válido até as 10h desta quarta-feira (16/11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou novo aviso, de cor laranja, definido em casos de perigo e com vigência até o mesmo horário.
O alerta laranja contempla a maior parte do Distrito Federal e prevê volume chuvoso de 30 a 60 milímetros por hora, e de total diário de 50 a 100 milímetros por dia. Há risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e ocorrências de descargas elétricas.
Os próximos dias, até domingo (20/11), serão de céu encoberto, com registros que vão desde chuviscos a pancadas de chuva em áreas isoladas.
A temperatura mínima prevista no período é de R$ 16°C, e a máxima não deve passar de 27°C. A umidade relativa do ar fica entre 40% e 95%, e há possibilidade de haver rajadas de ventos fracos a moderados.