metropoles.com

Fortes chuvas deixaram SMU e outros bairros do DF sem energia nessa 2ª

Entre locais afetados estava o Setor Militar Urbano (SMU), onde grupos bolsonaristas promovem protestos antidemocráticos há duas semanas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes sociais
Pessoas próximas a barracas iluminadas, no Setor Militar Urbano, em Brasília. Silhueta de pessoas próximas a tendas e fundo sem iluminação por falta de energia no local
1 de 1 Pessoas próximas a barracas iluminadas, no Setor Militar Urbano, em Brasília. Silhueta de pessoas próximas a tendas e fundo sem iluminação por falta de energia no local - Foto: Reprodução/Redes sociais

Diversos pontos do Distrito Federal ficaram sem iluminação pública na noite desta segunda-feira (14/11), após chuvas atingirem a capital do país. Um dos locais afetados foi a Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano (SMU), perto do Quartel-General do Exército, onde apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) promovem protestos antidemocráticos contra o resultado da eleição presidencial.

Uma manifestante bolsonarista registrou a situação em postagem nas mídias sociais, dando a entender que a suspensão seria proposital e provocada pela Companhia Energética de Brasília (CEB).

“Quero compartilhar um absurdo aqui com vocês. Nós estamos em Brasília, na praça [dos Cristais]. Eu quero mostrar aqui, olha: os postes de luz da praça estão todos desligados”, afirmou a participante dos atos.

Assista:

Também houve falta de energia elétrica em outros bairros do DF, como Asa Norte, Jardins Mangueiral, Jardim botânico, Lago Sul e na Colina, perto da Universidade de Brasília (UnB).

O departamento da Companhia Energética de Brasília responsável pela iluminação pública (CEB Ipes) informou que alguns pontos tiveram interrupção no fornecimento devido às fortes chuvas e a descargas atmosféricas.

“A equipe da CEB foi acionada e, no caso da Praça dos Cristais, identificou que foram afetadas seis contactoras e três bobinas. Elas foram substituídas ainda na madrugada [desta terça-feira] com o imediato restabelecimento da iluminação no local”, comunicou a estatal.

A CEB Ipes acrescentou que reforçou a equipe de manutenção durante o período chuvoso, para que os técnicos atuem “imediatamente” diante de casos de queda de energia em pontos de iluminação pública.

A Neoenergia Brasília confirmou que as chuvas têm impactado o sistema elétrico. “Para fazer frente a essa elevação de ocorrências, a empresa triplicou as equipes operacionais, para atender os clientes com agilidade”, respondeu a empresa.

Compartilhar notícia