*
 

Mais de 70 mil pessoas são esperadas na festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, nesta quinta-feira (12/10), na Esplanada dos Ministérios. A programação (confira serviço abaixo) começou às 8h, com animação para a missa das crianças e coroação da santa.

O ponto alto da festa será às 17h com missa solene presidida pelo arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Sergio da Rocha. Após a celebração, ocorrerá a procissão pela Esplanada dos Ministérios, com a imagem da padroeira. Neste momento, serão concedidas três bênçãos: pelos doentes, pelos governantes e pelas famílias.

Este ano, também será comemorado o Jubileu de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora, em 1717, nas águas do Rio Paraíba do Sul, por três pescadores.

A programação se estenderá por todo o dia. Pais e responsáveis poderão levar seus filhos para aproveitar o feriado.  A música ficará por conta das crianças do Coral Nadino, da paróquia São Paulo Apostolo, do Guará I. A diversão para a garotada segue com sorteio de brindes e bicicletas, brinquedos infláveis e festival de sorvete.

Às 14h, começam as orações marianas com o terço, além de apresentações preparada por grupos jovens de diferentes movimentos e paróquias da arquidiocese. No período da tarde, também haverá atendimento para confissão de pecados.

Trânsito
O trânsito será alterado durante o evento. As três faixas da esquerda nos dois sentidos do Eixo Monumental, na altura da Esplanada, ficarão fechadas para a circulação de veículos. O trecho compreende a via em frente ao gramado da Catedral Metropolitana de Brasília até o primeiro retorno.

De acordo com a Polícia Militar do DF, às 16h30, tanto a via S1 quanto a N1 do Eixo Monumental serão interditadas para a passagem da procissão. O fechamento do trânsito começa no cruzamento do viaduto da L2 Sul com a Esplanada, no sentido Praça dos Três Poderes, e segue até o viaduto após o 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, perto do Palácio do Planalto.

O bloqueio para a circulação de veículos se dará nos dois sentidos e a liberação das pistas está prevista para as 22h. Segundo o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), a alternativa para os motoristas é utilizar as vias anexas atrás dos ministérios: a N2 e a S2.

As opções de estacionamento são as áreas no Teatro Nacional Claudio Santoro, na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto e no Setor de Autarquias Sul e Norte.

Para oferecer mais conforto aos fiéis, a Arquidiocese de Brasília preparou uma estrutura com banheiros químicos para adultos e crianças, praça de alimentação, localizada entre a via de ligação S1 e N1 e o Buraco do Tatu, que funcionará das 10h às 17h. O evento contará ainda com barracas com água potável, barracões com a venda de alimentos, postos do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e um S.O.S Criança.

Confira a programação:

Festa de Nossa Senhora de Aparecida (12/10)

  • 14h – Santa missa de Nossa Senhora Aparecida para as crianças
  • 14h50 – Início do Santo Terço
  • 15h40 – Homenagem dos jovens à Santa Mãe de Deus
  • 16h45 – Saída do Clero da Catedral para o altar da celebração
  • 17h – Missa solene
  • Após a Santa Missa, procissão com a imagem da padroeira e bênçãos para os doentes, governantes e as famílias.

 

 

 

COMENTE

Dia das CriançasferiadoNossa senhora aparecida
comunicar erro à redação

Leia mais: Distrito