metropoles.com

Especialistas discutem a cibersegurança e como ela afeta a sociedade

Durante toda a segunda-feira, em iniciativa do Metrópoles e da revista Época, o assunto foi debatido na Biotic

atualizado

Compartilhar notícia

André Borges/Especial para o Metrópoles
Evento-Cibersegurança-1
1 de 1 Evento-Cibersegurança-1 - Foto: André Borges/Especial para o Metrópoles

Durante toda a segunda-feira (23/09/2019), especialistas, professores e empresários discutiram o tema Cibersegurança: usuários, corporações e nações sob ataque, evento promovido pelo Metrópoles e pela revista Época. O tech talk deu a oportunidade ao público de ouvir as maiores autoridades do país para debater questões sob três diferentes prismas: internautas, empresas e governos. Confira, a seguir, os principais momentos dos oito painéis, links para as matérias completas e para os vídeos do evento.

1º Painel

O primeiro painel teve como tema 5G, IoT e as vulnerabilidades hiperconectadas. Os convidados para esse debate foram Emílio Simoni, diretor do Dfndr Lab – PSafe, e João Gondim, professor de ciências da computação da Universidade de Brasília. A editora da Época, Bárbara Libório, fez a intermediação do debate, realizado na Biotic, o Parque Tecnológico de Brasília. O ponto chave da palestra, com o avanço do 5G e da Internet of Things (IoT, em português, internet das coisas), é a abertura de espaço para novos ataques cibernéticos. Veja a matéria.

Confira o vídeo completo:

2º painel

O segundo painel do tech talk reuniu Ulisses Penteado, CTO da BluePex; e Bruno Prado, CEO da UPX e VP da ABSec, mediados pelo diretor de projetos estratégicos da Época, Alexandre Freeland, para falar sobre Ciberataques S/A: as empresas na berlinda. Prado afirmou que não existe perfil de empresa para ser atacada. “Para ser atacada, basta estar na internet”, afirma. “A segurança em TI é tão importante quanto o complience”, disse Penteado. Veja a matéria.

Confira o vídeo completo:

3º painel

Privacidade, um luxo na vida digital foi o tema do terceiro painel. Jornalista especialista em tecnologia, Pedro Doria afirmou que a definição de privacidade não é trivial, e a discussão deveria partir daí. Ele lembrou que, ao longo da história da humanidade, diversos hábitos antigos, simples na época, hoje não teriam mesma interpretação. Veja a matéria.

Confira o vídeo completo:

4º painel

Com o tema Profissão: hacker, o apresentador Rafael Cortez entrevistou João Brasio e Wanderley Abreu, dois ex-piratas da internet que hoje atuam como consultores de segurança. A dupla não tem problemas com o medo das pessoas com o termo hacker. “Hacker é como se fosse o policial de hoje. É alguém necessário. Temos que quebrar esse paradigma”, afirmou João Brasio. Veja matéria.

Confira o vídeo completo:

5º painel

O painel Blockchain como aliado das empresas teve como integrantes Thiago Padovan, cofundador da Blockchain Academy; e Alexandre Bonatti, diretor de engenharia de sistemas da Fortinet. Padovan iniciou o bloco definindo o blockchain: “É uma nova forma de as pessoas trocarem informação de forma segura. Começou com o bitcoin”, lembra o especialista. Bonatti concorda, mas lembra que, hoje, o conceito vai além. “Blockchain não é bitcoin e nem vice-versa. O que a tecnologia vai gerar nos próximos 10 anos será maior do que a internet gerou nos últimos 20 anos”, assegura. Veja matéria.

Confira o vídeo completo:

6º painel

O Panorama da segurança cibernética teve o coronel André Luís Terra, chefe do CDCiber, e o subtenente Alexandre Santos, supervisor do CTIR GOV, com mediação do editor de Nacional do Metrópoles, Guilherme Waltenberg. O caso do The Intercept, novamente, entrou no assunto do dia. Segundo o subtenente Alexandre Santos, após o ataque, o sistema aprimorou as técnicas. “Inicialmente, os alertas e recomendações iam só para as equipes de apoio. Agora, eles vão para as autoridades e até para a população”, aponta o militar. Isso por que, segundo Santos, antes os hackers atingiam sites, principalmente o layout. “O foco, agora, é no vazamentos de informações”. Veja matéria.

Confira o vídeo completo:

7º painel

O sétimo painel do tech talk falou sobre Lei Geral de Proteção de Dados e cibersegurança. Lídia Abdalla, CEO do Grupo Sabin; e Rogério Boros, diretor de governo federal e saúde da Microsoft, integraram o debate. A discussão começou em cima da Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD). No caso do setor da saúde, a medida tem o objetivo principal de cuidar das informações dos pacientes. Segundo Lídia Abdalla, a LGPD é um assunto extremamente relevante. “A regulação traz proteção para o paciente”, pontuou. Veja a matéria.

Confira o vídeo completo:

8º painel

No oitavo e último painel foi a vez do tema Ciberespionagem: uma ameaça real às nações. Sandro Süffert, CEO da Apura, presidente ABSec e membro da HTCia; e Rodrigo Carvalho, perito de crimes cibernéticos da Polícia Federal, foram os especialistas a falar, com mediação do editor de Nacional do Metrópoles, Guilherme Waltenberg. Em um dos momentos da conversa, Süffert comparou os crimes cibernéticos com o uso da faixa de pedestres e do cinto de segurança. Segundo ele, só passaram a ser respeitados em Brasília quando o Estado começou a multar. “O mesmo vale para a tecnologia. Falta, no Brasil, responsabilização”, alertou. “Responsabilização do usuário, da empresa, do poder público e dos ciberatacantes”, concluiu o especialista. Nesse sentido, para ele, a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD) vem para fechar a lacuna. Confira a matéria.

Confira o vídeo completo:

 

Temas

Assuntos como dados pessoais roubados, computadores de empresas invadidos, governos sob vigilância e privacidade em xeque colocam a segurança digital como fonte de discussão constante. Por isso, a importância do encontro realizado no auditório da Biotic, no Parque Tecnológico de Brasília. No total, oito painéis discutiram diferentes tópicos sobre o tema. A abertura foi feita pelo presidente da Biotic, Gustavo Dias Henrique; e pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

O presidente da Biotic S/A, Gustavo Dias Henrique, destaca a importância de eventos como esse. “A digitalização da economia brasileira traz enormes benefícios para governos, empresas e indivíduos, na medida em que encurta caminhos, conecta pessoas e gera inteligência através de uma enorme quantidade de dados. É justamente a abundância desses dados que gera também os grandes riscos que temos que combater. O desenvolvimento da cibersegurança, nesse sentido, é um campo de enorme oportunidade para novas tecnologias e novos profissionais. É esse o debate que queremos promover durante o evento promovido pela Biotic S/A, site Metrópoles e revista Época.”

Jefferson Santos/Unplash

Especialistas, como o diretor da PSafe Emilio Simoni; o CEO da Apura, Sandro Süffert; e o diretor de engenharia de sistemas da Fortinet, Alexandre Bonatti, estiveram entre os convidados. O jornalista especializado em vida digital Pedro Doria realizou um keynote sobre as principais questões relacionadas à privacidade no ambiente digital e os perigos de invasões em dispositivos como celulares. O apresentador Rafael Cortez conduziu o painel Profissão: hacker e conversará com dois ex-piratas da web que atualmente trabalham como consultores de segurança para empresas.

Confira como foi a programação

9h – Abertura

9h30 – 5G, IoT e as vulnerabilidades hiperconectadas
Emilio Simoni, diretor do Dfndr Lab – PSafe
João Gondim, professor de ciências da computação da Universidade de Brasília

10h30 – Ciberataque S/A: As empresas na berlinda
Ulisses Penteado, CTO da BluePex
Bruno Prado, CEO da UPX e VP da ABSec

11h30 – Privacidade, um luxo na vida digital
Keynote com Pedro Doria, jornalista especializado em tecnologia

14h – Profissão: hacker
O apresentador Rafael Cortez (ex-CQC) entrevista João Brasio e Wanderley Abreu, dois ex-piratas da internet que hoje atuam como consultores de segurança

15h – Blockchain como aliado das empresas
Thiago Padovan, cofundador da Blockchain Academy
Alexandre Bonatti, diretor de engenharia de sistemas da Fortinet

16h – Panorama da segurança cibernética
Coronel André Luís Terra e o subtenente Alexandre Santos

17h – Saúde, LGPD e cibersegurança
Lídia Abdalla, CEO do Grupo Sabin
Rogério Boros, diretor de Governo Federal e Saúde da Microsoft

18h – Ciberespionagem: uma ameaça real às nações
Sandro Süffert, CEO da Apura, presidente ABSec e membro da HTCia
Rodrigo Carvalho, perito de crimes cibernéticos da Polícia Federal

O evento é realizado pela Biotic e oferecido pelo Banco de Brasília e Sabin Medicina Diagnóstica.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?