*
 

Os temporais dos últimos dias no Distrito Federal estão vindo com muitos raios. Em 17 horas, da 0h às 17h de quarta-feira (5/4), por exemplo, o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) calcula que pelo menos 920 descargas elétricas atingiram o solo da capital, ou média de uma a cada minuto.

De acordo com o órgão, o número pode ser maior se forem considerados os raios que não chegaram ao chão. O valor é considerado alto para os parâmetros da região. O índice médio normal é de até 800 descargas totais durante dias de chuva.

Nesta quinta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta amarelo, que indica perigo potencial de chuva intensa com fortes rajadas de vento, as quais podem chegar a 60km/h. Na mensagem, o Inmet pede para que a população evite se abrigar debaixo de árvores e postes de energia elétrica até as 10h de sexta (6).

Já em casos de descarga elétrica, o Elat recomenda abrigar-se em locais subterrâneos, prédios e edificações equipadas com para-raios. Evite ainda ficar próximo a tomadas e qualquer outro equipamento eletrônico que esteja ligado à rede elétrica, como celulares carregando e telefones.

 

 

COMENTE

chuvaDistrito FederalinmetraiosElat
comunicar erro à redação

Leia mais: Distrito