*
 

Os brasilienses devem ficar atentos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas das 15h desta quarta-feira (4/4) até as 9h de quinta (5). Os temporais podem atingir a marca de até 50 milímetros (mm) e os ventos a 60km/h.

Nos quatro primeiros dias de abril choveu mais da metade do que o esperado para o mês. Até a manhã desta quarta-feira (4), o Inmet registrou 67,4 mm, ou seja, mais de 50% da média histórica, de 133,4 mm. Somente na noite dessa terça-feira (3), foram registrados 48,2mm.

Os temporais dos últimos meses têm ajudado a subir os níveis dos reservatórios. Pela medição da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), o Descoberto alcançou 76,4% da sua capacidade nesta quarta. O valor de referência para abril é de 70%. A barragem de Santa Maria chegou a 49,8%. A meta para o mês é de 50%.

Reprodução

Segundo o meteorologista Manoel Rangel, a projeção para as próximas semanas é de mais chuva. “As precipitações devem continuar com mais intensidade até a primeira quinzena de abril. Com isso, devemos fechar o mês com volume superior à média histórica na região. Esperamos um bom nível de recuperação dos reservatórios”, disse.

Temporal
Após o temporal que atingiu o Distrito Federal na noite dessa terça (3), a tesourinha da 109/110 Norte ficou inundada. As chuvas fortes prejudicaram o trânsito em todo o DF na volta para casa e provocou quedas de energia. No prédio do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), a força da água alagou algumas alas do edifício, na antiga Rodoferroviária.

Nesta quarta, dia de cidade cheia e trânsito complicado por conta do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Supremo Tribunal Federal (STF), a Defesa Civil emitiu alerta de chuva intensa e recomendou à população que procure abrigo seguro e fique atenta aos raios e ventos fortes.

Reprodução/WhatsApp  

 

COMENTE

chuvainmetabril
comunicar erro à redação

Leia mais: Clima