*
 

Servidores do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) registraram momentos de tensão com a chuva forte no fim da tarde dessa terça-feira (3/4). A força da água alagou algumas alas do prédio onde eles trabalham, na antiga Rodoferroviária.

Apesar do susto, ninguém se feriu. Nos vídeos gravados no local, é possível observar a chuva descendo pelo teto, escorrendo pelas paredes do banheiros, do corredor central e caindo na escada. As imagens mostram ainda que o forro do teto cedeu. Um computador e uma impressora também foram atingidos.

Em determinado momento do vídeo, o servidor que está filmando comenta o episódio: “Tudo acontece nesse DFTrans. Cada dia um flash. Olha para esse buraco (ao apontar a câmera para o teto). Se não cair agora, não cai mais, gente”, disse o homem. Outra funcionária também reclama da precariedade da edificação. “Essa é a situação a qual os servidores estão expostos. Chuva no banheiro feminino. Muito medo”, desabafou.

O DFTrans está sob novo comando após a Operação Trickster, da Polícia Civil do DF, apontar desvio de mais de R$ 1 bilhão no Sistema de Bilhetagem Eletrônica. No dia 24 de março, o então diretor, Léo Carlos Cruz, foi exonerado. No lugar dele, entrou o auditor Marcos Tadeu de Andrade.




 

Nota do DFTrans
Por meio de nota, o órgão esclareceu que a forte chuva dessa terça ocorreu já no final do expediente, por volta das 19h15. “Havia poucas pessoas no local e não houve feridos”, esclareceu.

De acordo com o órgão, o sistema de captação (calhas) não suportou o grande volume de água e o teto do corredor ficou prejudicado. “Não houve nenhum dano significativo”, assegura o DFTRans.

Ainda segundo a pasta, os espaços não precisaram ser evacuados e a equipe de manutenção trabalha para analisar os danos e fazer os reparos necessários. O expediente ocorrerá normalmente. Nenhum serviço foi alterado.

O temporal atingiu outras áreas do DF. A tesourinha da 109/110 Norte, por exemplo, alagou totalmente. A volta para casa ficou complicada, uma vez que o trânsito travou em alguns pontos. Moradores também relataram queda de energia no fim da tarde de terça.