DF: ônibus e metrô funcionarão em horários normais neste domingo

Inicialmente, a tabela de horários seria a mesma de sábado, mas a Semob mudou o planejamento. Medida valerá para os dois dias de votação

atualizado 01/10/2022 14:12

Rodoviária Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

Nos dias de votação das eleições de 2022, o sistema de transporte público do Distrito Federal seguirá a mesma tabela de horários dos dias úteis. Inicialmente, a operação ocorreria conforme a escala de sábado. No entanto, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) mudou o planejamento na sexta-feira (30/9), a pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF).

Veja o que abre e o que fecha no DF no domingo, primeiro turno das eleições

A demanda partiu do TRE-DF, em setembro. O presidente da Corte, desembargador Roberval Belinati, alertou a pasta quanto à movimentação nas eleições – que deve ter a participação de, aproximadamente, 2,2 milhões de eleitores.

“Assim, para que o eleitor não encontre dificuldades em exercer o direito e a obrigação do voto, solicito que a Semob, por ser o órgão gestor do Sistema de Transporte Público do DF, adote providências junto às empresas fornecedoras, para que não ocorram interrupções na disponibilização de transporte público”, pediu Belinati.

Secretário de Transporte e Mobilidade substituto, Luiz Felipe Cardoso autorizou a medida e respondeu ao ofício com a informação de que “a população do Distrito Federal ficará guarnecida com atendimento de transporte público coletivo de passageiros”.

A medida, que vai abranger ônibus e metrô, valerá tanto para este domingo (2/10) quanto para eventual segundo turno, em 30 de outubro.

Ao Metrópoles a Semob informou que o serviço de transporte público será complementado, com adoção da tabela dos dias úteis nos locais em que não houver circulação de veículos no domingo. Nas demais regiões administrativas, as linhas mais demandadas terão reforço nas viagens, para atender ao fluxo de passageiros.

Algumas cidades brasileiras adotaram esquema semelhante, inclusive com decretos que tornaram o transporte público gratuito nos dias das eleições de 2022.

Com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

Mais lidas
Últimas notícias