Eleições 2022: disputa pelo GDF tem sete pré-candidatos. Veja nomes

Além de Ibaneis Rocha, que busca a reeleição, outros 6 nomes são pré-candidatos ao Buriti. Alguns partidos ainda estão em fase de definição

atualizado 18/03/2022 22:05

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Com a proximidade dos prazos eleitorais para o pleito de 2022, a disputa pelo Governo do Distrito Federal (GDF) ainda precisa de algumas definições. Até o momento, pelo menos seis pré-candidatos foram confirmados, sem contar o atual governador, Ibaneis Rocha (MDB), que deve concorrer à reeleição. 

Os já pré-candidatos pelos respectivos partidos são: Keka Bagno (PSol); Rafael Parente (PSB); Leandro Grass (PV); João Vicente Goulart (PCdoB); Professor Lucas Salles (DC); e Izalci Lucas (PSDB). Veja o perfil de cada um mais abaixo. 

No Partido dos Trabalhadores (PT), ainda não há uma definição de quem será o candidato ao Palácio do Buriti. Entre os aspirantes à vaga, estão a ex-presidente do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF) Rosilene Corrêa e o ex-deputado Geraldo Magela. A intenção dos líderes regionais da sigla é definir um candidato até o fim deste mês. 

Até o momento, Ibaneis não decidiu um nome para concorrer como vice na chapa. Nesta semana, o chefe do Executivo local esteve no anúncio da aliança do MDB com o Partido Liberal do DF (PL-DF). 

Eleições 2022: MDB anuncia aliança com o PL-DF em evento de filiação

Prazos 

Para que os nomes dos candidatos sejam confirmados, as convenções partidárias podem ser feitas entre 20 de julho e 5 de agosto. O prazo para realizar o pedido de registro da candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai até 15 de agosto. Assim, propagandas eleitorais serão permitidas a partir de 16 de agosto. 

As eleições estão marcadas para 2 de outubro. Eventual segundo turno será realizado no dia 30. Os eleitos tomam posse em 1º de janeiro de 2023.

Ibaneis diz que eleições de 2022 no DF terão “pouca polarização”

Perfis

Ibaneis Rocha (MDB)

Ibaneis Rocha foi eleito governador do Distrito Federal em 2018, pelo MDB. Advogado, presidiu a seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) de 2013 a 2015. Também foi diretor do Conselho Federal e corregedor-geral da entidade.

Izalci Lucas (PSDB)

Presidente do PSDB-DF, Izalci Lucas ocupa uma das cadeiras da bancada distrital no Senado Federal. A carreira política de Izalci teve início em 2002, quando foi eleito deputado federal também pelo PSDB.

Keka Bagno (PSol) 

Conselheira tutelar, foi anunciada como pré-candidata ao GDF em janeiro deste ano. Em 2018, concorreu ao cargo de vice-governadora na chapa encabeçada pela professora universitária Fátima Sousa.

Rafael Parente (PSB) 

Educador, ocupou a  chefia da Secretaria de Educação do DF por oito meses. Parente foi lançado como pré-candidato em outubro do ano passado.

João Vicente Goulart (PCdoB)

Filósofo, escritor e atual presidente do PCdoB-DF. João Vicente é filho do ex-presidente João Goulart. Foi candidato a presidente da República em 2018, pelo PPL.

Professor Lucas Salles (DC)

Professor universitário desde 2001, nas áreas de marketing e gestão pública, Lucas Salles é presidente do Democracia Cristã do DF.

Leandro Grass (PV)

Eleito deputado distrital pela Rede Sustentabilidade em 2018. Antes, foi professor da rede privada. Em 9 de março deste ano, trocou a Rede pelo PV.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
0

Mais lidas
Últimas notícias