metropoles.com

Ibope e Datafolha apontam ampla vantagem de Ibaneis sobre Rollemberg

O candidato ao Palácio do Buriti pelo MDB mantém grande distância do atual governador e postulante à reeleição

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Debate Metrópoles entre buritizáveis. Brasília(DF), 17/10/201
1 de 1 Debate Metrópoles entre buritizáveis. Brasília(DF), 17/10/201 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

As duas últimas pesquisas de intenção de voto para o Governo do Distrito Federal, divulgadas na noite deste sábado (27/10), apontaram ampla vantagem de Ibaneis Rocha (MDB) sobre Rodrigo Rollemberg (PSB). O Ibope mostrou uma diferença de 50 pontos percentuais entre os dois postulantes que passaram para o segundo turno depois de disputarem voto com outros nove buritizáveis.

O levantamento mostra estabilidade na opinião do eleitor: 75% para Ibaneis, contra 25% do atual governador quando são considerados apenas os votos válidos – excluídos brancos e nulos. Os números são os mesmos das aferições anteriores, de 17 e 23 de outubro.

Quando se leva em conta os votos totais, Ibaneis aparece com 67%, e Rollemberg, 23%. Brancos e nulos ficam em 7%, enquanto 2% não souberam responder.

Já o Datafolha mostra oscilação nos percentuais do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional DF (OAB-DF) na corrida para o Buriti. Ibaneis apareceu com 70% dos votos válidos e Rollemberg, com 30%.

Neste caso, a queda do emedebista foi de quatro pontos percentuais. Já o candidato à reeleição cresceu quatro. No levantamento anterior, de quinta-feira (25), o advogado tinha 74%, contra 26% do atual chefe do Executivo.

Considerando-se o total de votos, Ibaneis tem 62%, e Rollemberg, 26%. Brancos e nulos somam 7%. Outros 5% não souberam responder.

O Datafolha também avaliou a certeza do eleitor em relação ao voto. Dos entrevistados, 88% afirmam estar totalmente decididos. Para 12%, a opção ainda pode mudar.

Rejeição
A rejeição a Rollemberg continua alta na véspera das eleições. Pesquisa Ibope apontou que 57% dos entrevistados não votariam no socialista de “jeito nenhum”. O índice é dois pontos percentuais menor do que o aferido na última sondagem: 59%. Segundo o levantamento, Ibaneis é rejeitado por 15% dos ouvidos.

No primeiro turno, Ibaneis obteve 634.008 votos, o correspondente a 41,97% dos sufrágios válidos. Já Rollemberg contabilizou 210.510 – 13,94% do total.

A aferição do Ibope foi realizada por meio de entrevistas pessoais, com eleitores de 16 anos ou mais, entre quinta (25) e sábado (27). O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas 2.002 pessoas. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral, com os números: BR-00764/2018, no TSE; e DF-09080/2018, no TRE.

Já o Datafolha fez a consulta entre sexta (26) e sábado (27). O nível de confiança e a margem de erro são os mesmos previstos pelo Ibope. Foram ouvidas 2.153 pessoas de 16 anos ou mais. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número DF-08579/2018.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?